Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 26-45 of 208
-
Conceitos de natureza, meio ambiente e ambiente em livros didáticos de biologia aprovados no PNLD de 2012
(2015)Resumo: Investiga-se o tratamento que é dado aos conceitos de Natureza, Meio Ambiente e Ambiente nos livros didáticos de Biologia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. Mais precisamente, a ... -
Concepções CTS presentes nos discursos de professores formadores no ensino superior : um estudo à luz da Grounded Theory
(2017)Resumo: A constituição do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ocorreu a partir de um processo de múltiplas confluências entre áreas e subáreas do conhecimento. Enquanto campo interdisciplinar, a tríade CTS permite ... -
Concepções de educação estatística : narrativas de professores membros do GT-12 da SBEM
(2017)Resumo: Nesta pesquisa, o objetivo principal é apresentar a área de conhecimento Educação Estatística tal como é concebida por alguns pesquisadores da Educação Matemática, atuantes do GT-12 da SBEM (Ensino de Probabilidade ... -
O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química sobre ligações químicas
(2022)Resumo: Nessa pesquisa, se identifica o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) como aquele resultante da intersecção entre o conhecimento específico da ciência que o professor detém e o conhecimento pedagógico alinhado ... -
O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas
(2020)Resumo: O conhecimento químico, representado pelos conteúdos relacionados à Química, faz parte do componente curricular de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os documentos oficiais, como a Base ... -
O conhecimento químico nos museus de ciências do estado do Paraná
(2019)Resumo: O presente estudo está inserido no contexto de divulgação científica em espaços não formais e analisa o conhecimento químico nos museus de ciências do Paraná. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo geral analisar ... -
Conhecimentos sobre educação financeira escolar expressos por professores formadores paranaenses atuantes na licenciatura em matemática
(2023)Resumo: A Educação Financeira vem ganhando força no contexto escolar, desde a implementação da Estratégia Nacional de Educação Financeira, algumas medidas vêm sendo tomadas para abordar esse tema nas escolas. A implementação ... -
A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico
(2020)Resumo: A leitura da História da Ciência tendo por base a epistemologia de Fleck, pode contribuir para a compreensão de como um fato científico foi construído, uma vez que permite observar como cada cientista contribuiu ... -
Construção de um perfil conceitual de formação continuada de professores : constituindo um caminho de acesso aos domínios genéticos
(2019)Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral construir um perfil conceitual do conceito de Formação Continuada de professores que ensinam Matemática. De modo a atingir este objetivo, considerou-se como problema de pesquisa ... -
Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem
(2022)Resumo: Este trabalho buscou investigar as possíveis contribuições de uma proposta pedagógica para o ensino remoto, cujo intuito era promover a compreensão dos principais objetos que constituem e validam as relações entre ... -
A contribuição do scratch como possibilidade de material didático digital de matemática no Ensino Fundamental I
(2017)Resumo: Em um cenário cada vez mais tecnológico, com estudantes ampliando seu envolvimento em redes digitais, a escola vem sendo impulsionada a repensar sua prática pedagógica, bem como selecionar dentre os recursos ... -
Contribuições da temática vida saudável para o processo de alfabetização científica e tecnológica
(2017)Resumo: Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) integra importante aporte teórico e teórico-metodológico no Ensino de Ciências no Brasil e em outros países. Um indivíduo alfabetizado cientificamente compreende as ... -
Contribuições de um curso de formação continuada para a promoção da alfabetização científica de docentes no Museu da Terra e da Vida, Mafra-SC
(2018)Resumo: Os museus são considerados atualmente espaços de imensas possibilidades educativas, pois, além de favorecerem a compreensão da ciência, conteúdos e pesquisas, também contribuem para a formação de opinião e criticidade ... -
Contribuições de uma sequência didática para a promoção da alfabetização científica nos anos iniciais
(2018)Resumo: O objetivo deste estudo e propor uma sequencia didatica sobre a agua, contribuindo para a iniciacao a Alfabetizacao Cientifica de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola publica do Parana. ... -
As contribuições do uso de diferentes materiais didáticos para a formação inicial de professores de química no contexto do PIBID
(2016)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar que contribuições são percebidaspelos futuros professores de Química em um processo formativo que utilizadiferentes materiais didáticos no âmbito de um subprojeto ... -
Controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência : um estudo em periódicos nacionais da área de ensino de ciências
(2022)Resumo: A utilização da Natureza da Ciência (NdC) e Controvérsias Sociocientíficas (CSC) no Ensino de Ciências podem contribuir para a promoção de uma visão de ciências que contemple todos os aspectos relativos à construção ... -
Controvérsias sóciocientíficas e natureza da ciência : um estudo sobre o ENPEC
(2022)Resumo: Discussões que envolvem Controvérsias Sociocientíficas (CSC) e Natureza da Ciência (NdC) podem contribuir para a compreensão dos pressupostos epistemológicos presentes nas relações entre Ciência, Tecnologia e ... -
Corpos em criação : aprendizagens entre educação, palhaçaria e cartografia
(2022)Resumo: Esta pesquisa movimenta-se entre palhaçaria, cartografia e educação não formal em ciências, desenvolvendo fluxos em diferentes sentidos e direções. Parte-se da escrita com as marcas no corpo – desassossegos produzidos ... -
A cultura científica representada por crianças da educação infantil
(2021)Resumo: Esta pesquisa se insere no contexto do Ensino de Ciências da Natureza na EducaçãoInfantil, tendo como objetivo identificar e analisar as representações apresentadas pelas crianças sobre a cultura científica articulando ... -
O currículo oculto nos intramuros de uma escola pública : olhar de uma professora de matemática
(2020)Resumo Preocupado com os fatores que interferem nos processos de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental e Médio e com os(as) docentes e os(as) discentes frente aos desafios vivenciados no ...