Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 46-65 of 207
-
Desafios de ensinar matemática na educação básica : um estudo com professores no início de carreira
(2018)Resumo: Esta pesquisa expõe compreensões sobre os desafios encontrados por professores que estão iniciando a carreira de ensinar matemática na Educação Básica. Na intenção de entender o professor de Matemática em seu modo ... -
Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química
(2022)Resumo: A Educação Ambiental Crítica é caracterizada como um importante campo para a promoção de reflexões individuais e coletivas sobre os impactos socioambientais decorrentes do modelo de sociedade vigente. Nesse contexto, ... -
Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem de matemática usando o scratch : da elaboração à construção
(2017)Resumo: O presente trabalho tem como propósito apresentar as fases de elaboração e construção de um objeto de aprendizagem de Matemática, executado por uma equipe multidisciplinar, desenvolvido no Scratch. É uma pesquisa ... -
O desenvolvimento do pensamento algébrico pelo estudante deficiente visual
(2020)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento de conceitos algébricos por estudantes deficientes visuais. Para tanto, apresenta um breve panorama da legislação a respeito da educação de pessoas com ... -
Desenvolvimento profissional de professores formadores que atuam em conjunto na unidade curricular princípio das ciências de um curso de licenciatura em física
(2019)Resumo: A interdisciplinaridade está presente nos documentos oficiais sobre a formação de professores e no imaginário de muitos docentes. Partindo do pressuposto que fomos formados num modelo disciplinar, logo compartimentalizado, ... -
Destilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicos
(2023)Resumo: O crescimento dos Programas de Pós-graduação no Brasil na Área de Ensino em Ciências no século XXI resultou na intensificação das pesquisas na área. Sendo assim, o objetivo desta investigação é identificar e ... -
O diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamental
(2020)Resumo: A geometria é um campo da matemática que comumente fascina por sua beleza e harmonia e pode servir para despertar o interesse do aluno para o conhecimento matemático. A educação matemática aliada à educação do campo ... -
A didática da matemática como disciplina : um estado em cursos de licenciatura em matemática à distância
(2019)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo reconhecer elementos essenciais e estruturantes da Didática da Matemática como disciplina nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância e que respondam à questão norteadora ... -
Diga como me olhas e digo quem tu és : um estudo sobre as concepções de educação ambiental de professores de Ciências em escolas municipais de Curitiba
(2014)Resumo: Esta dissertação investiga e analisa as concepções de Educação Ambiental de professores de Ciências da rede municipal de ensino de Curitiba a partir dos seus discursos e práticas. Para isso, inicia-se com uma revisão ... -
Discalculia e inclusão escolar : discursos que condicionam a normalização do sujeito
(2020)Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa "Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática", do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em ... -
Discursos de professores de ciências sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : estrutura e funcionamento em análise
(2023)Resumo: Inúmeras discussões vêm sendo desencadeadas na contemporaneidade após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas normativas decorrentes, fato que nos impele a problematizar como os professores ... -
Discursos sobre avaliação no ensino de ciências : relação entre saberes da prática docente e formação inicial na licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Paraná
(2021)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as compreensões, a partir de sentidos e discursos produzidos por pessoas egressas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, sobre ... -
Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades
(2023)Resumo: A Educação Inclusiva tem como principal objetivo o efetivo envolvimento de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem. Deficiências e necessidades especiais de aprendizagem devem ser consideradas para a ... -
Dois países, três cidades e uma só comunidade : narrativas sobre uma proposta de educação intercultural fronteiriça
(2017)Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná - PPGECM/UFPR, cuja linha de pesquisa é Educação Matemática, na temática ... -
Ecofeminismo e educação para o desenvolvimento sustentável : promovendo valores à luz da teoria das representações sociais
(2023)Resumo: Os conteúdos ligados à Educação Ambiental podem ser explorados com riqueza quando articulados a problemáticas sociais, como a discussão de gênero. Por isso, trabalhar o ecofeminismo e a educação para o desenvolvimento ... -
A educação ambiental nos cursos de formação de docentes, na modalidade normal, em nível médio, e a disseminação da temática ambiental nos anos iniciais
(2017)Resumo: O estudo objetivou pesquisar a relação dos conhecimentos e das práticas de Educação Ambiental (EA) prescritos nos documentos curriculares oficiais, com as ações dos professores que ministram a disciplina de ... -
A educação inclusiva em espaços não formais : uma análise dos museus de ciências brasileiros
(2019)Resumo: A presente pesquisa foi realizada a partir da articulação entre a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências em espaços não formais, buscando contribuir para que se ampliem as discussões no que diz respeito à inclusão ... -
Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch
(2018)Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da Educação Matemática, no campo da tecnologia educacional. Seu objetivo foi promover e investigar situações de ensino de programação para ... -
Educação matemática no ciclo de alfabetização : entrelaços da formação de professores com a tecnologia, discutindo a alfabetização matemática
(2015)Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou papeis desempenhados por envolvidos em um curso on-line de formação de professores, sobre a utilização de recursos das Tecnologias de Informação ... -
Educação para a sustentabilidade na formação inicial de professores de química : um estudo sobre os cursos de licenciatura no Estado do Paraná
(2023)Resumo: A problemática ambiental e a sustentabilidade são temas relevantes no debate educacional contemporâneo, tanto como políticas curriculares, as quais correspondem aos conteúdos e objetivos de ensino, quanto em relação ...