O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas
Abstract
Resumo: O conhecimento químico, representado pelos conteúdos relacionados à Química, faz parte do componente curricular de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), legislação em vigor atualmente. Assim, de acordo com o edital de 2019 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para os Anos Iniciais, os livros voltados à esta área e a este segmento devem estar alinhados à BNCC. O conhecimento químico nesse nível de ensino é um assunto pouco estudado academicamente. O problema de pesquisa que originou este trabalho consiste em: como as práticas científicas e epistêmicas estão presentes nos conteúdos que envolvem o conhecimento químico dispostos nos livros didáticos de Ciências, voltados aos anos iniciais, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático? As práticas científicas correspondem a ações que remetem às realizadas por cientistas, como fazer observações, levantar hipóteses e tentar comprová-las. As práticas epistêmicas estão relacionadas a processos investigativos, como a proposição, a comunicação, a avaliação e a legitimação de ideias. A pesquisa é de natureza qualitativa, fazendo uso da análise documental como metodologia de pesquisa, tendo como metodologia de análise a Análise de Conteúdo de Bardin, com a construção de categorias que remetessem a busca de verbos e termos de ação dentro das unidades didáticas analisadas. Foram selecionadas 9 coleções de livros de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprovadas pelo Guia do PNLD 2019, totalizando 45 exemplares, tendo como parâmetros de análise o conhecimento químico e as práticas científicas e epistêmicas, sendo selecionadas 604 páginas que continham o conhecimento químico. Dessas, 26,3% e 20,8% correspondiam ao 1º e ao 2º ano, respectivamente. Com relação ao 4º ano, foram encontrados 41,2% das páginas, representando a maior parte. Para o 3º ano e 5º ano, foram encontrados 1,82% e 9,76%. Como resultados principais, temos: a presença de 385 verbos ou termos de ação relacionados às práticas científicas, com destaque para ações de observação, investigação e questionamentos e a presença de 282 verbos ou termos de ação relativos às práticas epistêmicas, com destaque para práticas que fomentavam a emissão de opinião, a escrita, a escolha e a discussão de ideias. A alta frequência de práticas científicas, em detrimento das práticas epistêmicas, pode ser justificada pelo modo histórico e tradicional que o ensino de Ciências foi desenvolvido ao longo dos anos, no qual eram valorizadas abordagens tradicionais que tendiam para o tecnicismo. Com a implementação da BNCC e o apoio ao Ensino por Investigação, dentro da componente curricular de Ciências, espera-se que esse cenário evolua, de modo que as práticas científicas e epistêmicas apareçam concomitantemente nos livros didáticos. Abstract: Chemical knowledge, represented by the contents related to Chemistry, is one of the subjects in elementary school science curriculum, according to Brazilian official documents, such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - legislation currently in force. Based on the 2019 notice of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) for elementary school, teaching books aimed at this area and this segment must be aligned with the BNCC document. Carrying out research about Chemical knowledge at this age range is not very common, as shown CAPES thesis and dissertation database. The main question that guided and motivated this academic paper was: How scientific and epistemic practices are present in the contents that involve chemical knowledge in science textbooks, focused on the elementary school, approved by the Programa Nacional do Livro Didático? Scientific practices are related to actions that refer to those carried out by scientists, such as making observations, thinking hypotheses, and then trying to prove the scientific object. Epistemic practices are related to investigative processes, with the proposition of, communication, evaluation, and legitimization of ideas. This academic research is grounded in qualitative research. Bardin's content analysis was the base to analysis and develop different categories to refer to action verbs and action terms withing the didactic units analyzed. Nine Science book collections from the elementary school were approved by PNLD Guide 2019, 45 copies, being part of the subject chemical knowledge the scientific and epistemic practices as parameters of analysis. Also, those 45 copies were analyzed, being selected, and analyzed 604 pages of the initial years. These 604 pages, 26.3% and 20.8% correspond to the chemical knowledge in 1st and 2nd grade. In relation to the number of pages to the 4th grade, 41.2% of the pages were found chemical knowledge, representing the majority. For the 3rd grade and 5th grade, 1.82% and 9.76% were found chemical knowledge. The main results are the presence of 385 verbs or terms of action related to scientific practices, with emphasis on observation, investigation and questioning actions and the presence of 282 verbs or terms of action related to epistemic practices, with emphasis on practices that encouraged to share his or her opinions', the writing, choice and discussion of ideas. The regular frequency of scientific practices, to the detriment of epistemic practices, can be founded by the historical and traditional way that science has been taught and developed over the years, and also where traditional approaches were valued tended towards technicality. The BNCC document and the support for Teaching by Research, within the curricular component of Sciences, it is expected that this scenario will evolve to scientific and epistemic practices work simultaneously in textbooks.
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