Contribuições de um curso de formação continuada para a promoção da alfabetização científica de docentes no Museu da Terra e da Vida, Mafra-SC
Resumo
Resumo: Os museus são considerados atualmente espaços de imensas possibilidades educativas, pois, além de favorecerem a compreensão da ciência, conteúdos e pesquisas, também contribuem para a formação de opinião e criticidade dos cidadãos. Nessa perspectiva, é fundamental a oferta de formação continuada aos professores, os quais intermediam as atividades e as visitas aos museus. O objetivo que orienta este estudo consiste em analisar as contribuições de um curso de formação continuada desenvolvido no Museu da Terra e da Vida para a promoção da Alfabetização Científica de docentes. O curso foi desenvolvido com os professores dos anos iniciais da rede pública de Mafra - SC, abordando temáticas relacionadas à Paleontologia. A presente pesquisa caracteriza-se como pesquisa de intervenção, de natureza qualitativa. Seu desdobramento se deu em três etapas: primeiro realizou-se uma investigação documental, a fim de identificar trabalhos já publicados que tratam a relação museu e escola; depois foi aplicado um questionário a professores sobre a utilização que estes fazem do museu; a partir dos dados constituídos nas duas primeiras etapas pôde-se elaborar um curso de formação continuada, cujo aproveitamento foi analisado em termos de indicadores de alfabetização científica. Para a análise das contribuições do curso utilizou-se a metodologia de Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006) em enunciados dos cursistas. Seus discursos foram analisados com base nos indicadores e atributos propostos por Cerati (2014), 1) indicador científico; 2) indicador institucional; 3) indicador interface social; 4) indicador estético/afetivo, os quais indicam a ocorrência da alfabetização científica em espaços educativos não formais. Foi identificado entre os dados todos os indicadores, entretanto o indicador estético/afetivo se mostrou predominante, seguido do indicador científico. O indicador institucional teve significativa presença. No entanto, o indicador interface social, apesar de presente, foi pouco evidenciado. Devido a aspectos que afloram durante a análise dos dados, surgiu ainda um indicador emergente: o indicador pedagógico, o qual foi representativo entre as unidades de significado. Os resultados se mostraram positivos, evidenciando as contribuições da formação continuada desenvolvida no Museu da Terra e da Vida, para alfabetização científica. Palavras-chave: Educação Não Formal. Museu. Alfabetização Científica. Formação de Professores. Museu da Terra e da Vida - MTV. Abstract: Currently museums are considered spaces of vast educational possibilities. In addition to support science, content and research comprehension, they also contribute to the opinion formation and citizens critical sense. From this perspective, provide continuing education to teachers, which act as mediators to activities and visits to museums, is fundamental. The main purpose of this study consists in the analysis of a continuing education course developed at the Museu da Terra e da Vida (Life and Earth Museum), which aims the promotion of Scientific Literacy. The course was developed for the Mafra municipality (Santa Catarina state, Brazil) public educations teachers of Elementary School initial years, addressing topics related to Paleontology. The present research is characterized as intervention research, of a qualitative nature. Its development was developed in three stages: first a bibliographical investigation was carried out in order to identify previously published papers which address the relations between museums and the school; secondly a questionnaire was applied to teachers in order to obtain information of their use of museums; from the data constituted in the first two stages a continuing education course was elaborated, whose efficiency was analyzed under indicators of Scientific Literacy. In order to analyze the contributions of the course, the methodology of Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2006) was used in the students' statements. Their discourses were analyzed based on the indicators and attributes proposed by Cerati (2014), 1) scientific indicator; 2) institutional indicator; 3) social interface indicator; 4) aesthetic / affective indicator, which aims the identification of the scientific literacy efficacy in non-formal educational spaces. All indicators were identified among the data, but the aesthetic / affective indicator showed up as predominant, followed by the scientific indicator. The institutional indicator had a significant presence. However, the social interface indicator, although present, was little evidenced. Due to aspects that emerge during the data analysis, the pedagogical indicator arises, which was representative among the units of meaning. The results were positive, evidencing the contributions of the continuous formation developed in the Museu da Terra e da Vida for Scientific Literacy. Keywords: Non-Formal Education. Museum. Scientific Literacy. Teacher Training. Life and Earth Museum - MTV
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