Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 129-147 of 208
-
Uma leitura da produção de significados por uma aluna de nono ano sobre sua produção escrita em provas de matemática
(2014)Resumo: Diante do problema enfrentado na sala de aula em relação aos tipos de significados matemáticos e não matemáticos que os alunos dão àquilo que eles aprendem nas aulas de matemática, é proposto neste trabalho, fazer ... -
Leituras de práticas na alfabetização matemática : um fenômeno formativo
(2019)Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender modos de as leituras-de-práticas-dealfabetização- matemática movimentarem a forma-ação de professores. Para isto, a pesquisa qualitativa na abordagem fenomenológica foi ... -
Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio
(2022)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo entender de que maneira professores de Matemática do ensino médio usam os livros didáticos de Matemática em sua prática docente e quais são suas perspectivas em relação à ... -
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
(2017)Resumo: Neste trabalho são apresentados passos de uma pesquisa de Mestrado na tentativa de descrever um caminho trilhado por livros didáticos de Matemática destinados à Educação do Campo, desde sua concepção até o instante ... -
Lousa digital : investigando o uso na rede estadual de ensino com o apoio de um curso de formação
(2015)Resumo: O presente trabalho investigou a utilização da Lousa Digital, entendida como uma Tecnologia de Informação e Comunicação, por professores de Matemática da rede estadual de ensino, após um curso de formação continuada ... -
A lousa digital como ferramenta pedagógica na visão de professores de matemática
(2015)Resumo: Com o desenvolvimento das tecnologias, elas se tornam presentes nos diversos espaços da sociedade. Investimentos de origem pública e privada têm sido realizados para equipar as escolas com as novas tecnologias ... -
Mapeamento das pesquisas da área de ensino realizadas nos programas stricto sensu do Estado do Paraná que versam sobre o uso de tecnologias digitais na educação matemática
(2022)Resumo: O uso de tecnologias digitais (TD) vem sendo investigado em diversos contextos educacionais, especificamente na área de Educação Matemática. Visando constatar estudos que abordam o assunto, surge esta dissertação. ... -
Matemática e africanidades brasileiras : narrativas de professores (as) negros (as) sobre o trabalho com relações étnico-raciais no cotidiano escolar
(2017)Resumo: A implementação da Lei 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-BrasiLeira e Africana a ser desenvolvida em todas as instituições públicas e privadas do país, tem como finalidade ... -
A matemática em videoaulas para a educação infantil do município de Curitiba-PR no período de pandemia do Covid-19
(2022)Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a presença e o modo como noções matemáticas são trabalhadas nas atividades propostas nas aulas remotas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação - SME de Curitiba para ... -
A matemática escolar e a sala de aula multiano na educação do campo do município de Cerro Azul - PR.
(2022)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar, do ponto de vista docente, o ensino da matemática escolar no âmbito das escolas do Campo multianos do município de Cerro Azul – PR. Como objetivos específicos ... -
A matemática no ensino médio de uma escola Waldorf : uma discussão sobre currículo
(2023)Resumo: Contribuindo para os estudos acerca do ensino da matemática nas escolas fundamentadas em pedagogias alternativas e, em particular, na Pedagogia Waldorf, nesta pesquisa questionamos "Como aspectos do currículo de ... -
A matemática utilizada pelos fandangueiros na construção da rabeca : possibilidades de diálogos com a matemática escolar
(2021)Resumo: A rabeca é um instrumento de corda semelhante a um violino, construído totalmente de forma artesanal. É um dos instrumentos que compõe o fandango, que é um sistema cultural que envolve danças e comidas típicas da ... -
Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
(2015)Resumo: A presente dissertação resultou do propósito de investigar o potencial de atividades elaboradas para o ensino de matemática nas quais são utilizados materiais didáticos manipuláveis e registros de representações ... -
Maternidades e química : uma análise das trajetórias de bolsistas produtividade em pesquisa
(2022)Resumo: Diante do cenário sociocultural, as mulheres são as grandes responsáveis pelo trabalho de reprodução social, que implica no cuidado e socialização da geração futura e cujos efeitos são sentidos ao longo de seus ... -
Mestrados profissionais e formação de professores de ciências : implicações de concepções de racionalidade e perspectivas de documentos oficiais
(2018)Resumo: Neste trabalho são destacadas concepções de racionalidade em processos constitutivos de mestrados profissionais em ensino de ciências, excetuando os programas em Rede, considerando perspectivas de documentos oficiais. ... -
Metacognição e ensino de ciências : um retrato compreensivo sobre as produções realizadas no Brasil
(2021)Resumo: O termo "metacognição" foi mencionado pela primeira vez por John Hurley Flavell em 1976. Desde então, diferentes pesquisadores/as se empenham em entender como é manifestado o pensamento metacognitivo na educação. ... -
A metacognição e sua relação com a afetividade e a cognição na aprendizagem matemática
(2018)Resumo: A preocupação em torno da aprendizagem em Matemática conduziu a pesquisadora a envolver-se em estudos voltados para essa temática, encaminhando seu interesse em pesquisar sobre a importância da metacognição, mais ... -
Uma metacompreensão acerca da formação inicial do professor que ensina matemática
(2016)Resumo: Nesta pesquisa investigamos a formação inicial do professor que ensina Matemática pelo viés dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, num trajeto possibilitado pela modalidade fenomenológica da pesquisa qualitativa, ... -
Modelagem matemática como jogo de linguagem
(2017)Resumo: Nesta dissertação esboça-se possibilidades de caracterizar as práticas com a modelagem matemática como jogos de linguagem na perspectiva das Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Utilizou-se recursos da história ...