• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A contribuição do scratch como possibilidade de material didático digital de matemática no Ensino Fundamental I

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - BEATRIZ MARIA ZOPPO.pdf (5.982Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Zoppo, Beatriz Maria
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Em um cenário cada vez mais tecnológico, com estudantes ampliando seu envolvimento em redes digitais, a escola vem sendo impulsionada a repensar sua prática pedagógica, bem como selecionar dentre os recursos disponíveis quais podem contribuir nesse processo. A presente dissertação buscou, por meio de um estudo de campo de cunho qualitativo, investigar como os estudantes de uma turma do 5.º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba interagem frente ao uso de um Objeto de Aprendizagem sobre o conteúdo Unidades de medida de comprimento, construído com o uso do software Scratch. Esse software pode ser compreendido como uma linguagem de programação possível de ser utilizada por professores e alunos em sala de aula, por apresentar uma interface acessível e não exigir conhecimentos técnicos aprofundados sobre programação para ser utilizada. Esta pesquisa não teve por objetivo investigar a aprendizagem, mas foi necessário delimitar a turma a ser investigada e o conteúdo a ser abordado no Objeto de Aprendizagem. O critério para a escolha da turma para a coleta de dados se deu pela análise dos resultados apresentados pela escola na Prova Brasil dos anos de 2011 e 2013, em que o percentual de acerto nos problemas que envolvem o conteúdo Medida de comprimento foi inferior quando comparado aos demais conteúdos cobrados nessa avaliação. O Objeto de aprendizagem utilizado para a aplicação chama-se "Descobrindo Comprimentos" e foi criado e desenvolvido especificamente para esta pesquisa. A coleta de dados ocorreu com o desenvolvimento de uma oficina com a aplicação do objeto. Observou-se que ele pode ser entendido como uma mola propulsora no aspecto motivacional, de interesse, criação de inteligência coletiva e trabalho colaborativo para a realização das atividades.
     
    Abstract: In an increasingly technological scenery where students are constantly extending their involvement with social networks, schools have been urged to rethink pedagogical practices, as well as to select among the availabe resources those that can contribute to this process. This dissertation aimed to investigate, through a qualitative case study, how 5th grade students from a municipal Elementary School in Curitiba interact when using a learning object about the topic "Units of Measurement " developed with the Scratch Software. Scratch can be described as a programming language accessible to teachers and students in classrooms, as technical knowledge in programming is not necessary to use it and it has a friendly interface. Although the purpose of this study was not to investigate learning itself, there was a need to select the year group to be studied and the content to be approached with the learning object. The criterion for choosing the year group for data collection was the analysis of the results achieved by the school's students in the Prova Brasil test, in which the score level in questions regarding units of measurement was lower when compared to the other subjects approached in the assessment. The learning object used is called "Descobrindo Comprimentos" (Discovering measures) and was created and developed specifically for this study. Data collection occurred at a workshop organized for this project. It was observed that this tool can be understood as an motivational incentive, as well as stimulus for students' dedication and development of collective intelligence and colaborative work when carrying out school activities.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53394
    Collections
    • Dissertações [238]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV