Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 186-205 of 208
-
A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
(2021)Resumo: A Educação do Campo foi forjada a partir dos movimentos sociais, na luta por direitos à educação em todos os níveis de ensino, tendo como pressuposto a necessidade dos sujeitos de morar e estudar no campo. Nesse ... -
Um recorte de pesquisas realizadas em universidades federais sobre o ensino de ciências e a decolonialidade
(2021)Resumo: A pesquisa bibliográfica desenvolvida tem caráter qualitativo e busca identificar nas publicações científicas nas plataformas on line Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes, quais são as pesquisas já ... -
Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial : uma experiência com alunos de um curso de licenciatura em matemática
(2011)Resumo: Nesta pesquisa procuramos investigar e analisar possibilidades de interação e de mobilização de Licenciatura em Matemática a partir da Resolução de Problemas, usando recursos de ambientes virtuais de aprendizagem ... -
Rede de saberes : possíveis diálogos da educação do campo com os saberes locais e os conhecimentos científicos no ensino de ciências nos anos iniciais
(2021)Resumo: Os lugares são espaços de encontros e de diálogos, nos quais emergem as diferentes identidades dos sujeitos, movimentando suas existências. São nos lugares em que a vida acontece, com suas particularidades e, ... -
A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"
(2023)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o diálogo entre Ciência e Poesia a partir do livro "O Estudante Empírico'', da poeta brasileira Cecília Meireles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo ... -
Relatos de bardos : explorando mistérios do ensino da matemática com a estratégia do jogo RPG
(2023)Resumo: Essa pesquisa visa analisar como a prática do Role-playing Game (RPG) pode contribuir para o trabalho docente do professor de Matemática. Assim seu objetivo é estudar o uso do jogo de RPG como metodologia em uma ... -
Representações sociais de licenciandos, professores e diretores sobre as implicações das atividades desenvolvidas pelos subprojetos PIBID-UFPR da área de Ciências da Natureza em duas escolas de educação básica da rede pública de Curitiba-PR
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química de uma Instituição ... -
Resolução de problemas : saberes de professores participantes de políticas públicas de formação continuada em matemática
(2017)Resumo: Compreende-se nesta pesquisa que um dos focos do ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino e em particular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é a Resolução de Problemas. Nessa direção, observamos ... -
Resoluções de problemas de fração de crianças do 3. ano do ensino fundamental
(2019)Resumo: A presente dissertação teve por objetivo investigar conhecimentos que crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental do município de Curitiba revelam saber sobre frações. Para tal, buscamos identificar quais esquemas ... -
Saberes matemáticos presentes nas práticas socioculturais da Cantaria do Distrito de Borda do Campo
(2022)Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de registrar os saberes matemáticos presentes na prática sociocultural da Cantaria do distrito de Borda do Campo – Quatro Barras/PR. Para tanto, foram entrevistados dois canteiros/artistas, ... -
Sentidos do ser professor de matemática
(2021)Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores/as que ensinam Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná ... -
Sentidos sobre a biologia molecular no ensino médio : potencialidades e limitações de uma sequência didática com enfoque nos Estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS)
(2019)Resumo: A partir das dificuldades enfrentadas cotidianamente por professores de Biologia para despertarem o interesse dos estudantes em aprenderem assuntos relacionados à Biologia Molecular, propusemos, neste trabalho, a ... -
Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos
(2018)Resumo: O estudo objetivou pesquisar as contribuições de uma sequência didática aplicada para o 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública, no município de Curitiba. A instituição de ensino em que a proposta didática ... -
Sequências didáticas de matemática para o ensino médio : uma metanálise das pesquisas brasileiras stricto sensu de 2017 a 2021
(2023)Resumo: Este trabalho apresenta um estudo que discorre da seguinte indagação: o que as pesquisas stricto sensu brasileiras, dos anos de 2017 a 2021, abordam em relação ao conhecimento do conteúdo matemático e seu conhecimento ... -
Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
(2015)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que dizem os profissionais e as crianças surdas da Escola Municipal 1º de Maio, no município de Campo Largo/PR, sobre a Alfabetização Matemática e as suas práticas ... -
Tecnologias na educação matemática : tendências da pesquisa acadêmica na região sul do Brasil
(2017)Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar o estado da arte da produção acadêmica de Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil da área de Educação Matemática articulada ... -
As tecnologias no ensino de ciências : os desafios dos professores corregentes dos anos iniciais
(2019)Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida junto com professores corregentes dos anos iniciais de escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba. O estudo traz como objetivo central analisar os ... -
O tema energia elétrica nos pressupostos da educação CTS no ensino de física : o que informam os livros didáticos de física do ensino médio
(2021)Resumo: A importância de se discutir sobre os processos educativos na disciplina de Física dentro de uma perspectiva crítica é algo necessário e urgente. Assim, o presente trabalho teve como objetivo de estudo investigar ... -
Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
(2023)Resumo: Em meio aos impasses existentes entre as concepções de ensino tradicional e as diversas possibilidades pedagógicas, a presente pesquisa se configura como uma abordagem das teorias críticas nas pesquisas em Educação ... -
As TIC no ensino de matemática : o que as produções didático-pedagógicas no PDE nos dizem?
(2018)Resumo: A presente pesquisa objetivou investigar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de Matemática, no horizonte da formação continuada de professores que se dá por meio do Programa de Desenvolvimento ...