O conhecimento químico nos museus de ciências do estado do Paraná
Abstract
Resumo: O presente estudo está inserido no contexto de divulgação científica em espaços não formais e analisa o conhecimento químico nos museus de ciências do Paraná. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo geral analisar a abordagem do conhecimento químico nas exposições dos museus de ciências do Estado do Paraná, visando contribuir com a ampliação da discussão sobre a divulgação do conhecimento químico em espaços de educação não formal e a importância desses na divulgação da Química. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, em que os dados foram constituídos através da análise documental, observação in loco e entrevista semiestruturada com os responsáveis pela mediação do conhecimento químico nas instituições museais. A Análise de Conteúdo norteou a categorização temática, da qual emergiram as seguintes categorias: a) exposição; b) abordagem; e c) mediação. Os resultados indicam que: i) temos uma baixa quantidade de locais que abordam a Química no Paraná; ii) o conhecimento químico tem uma relação direta com os conteúdos curriculares escolares; iii) ações educativas pautadas em tendências pedagógicas museais tradicionais; e iv) predominância da mediação humana. A análise descreve características do processo de divulgação do conhecimento químico nos museus do Paraná, esperamos que, por meio desta pesquisa, os museus de Ciências possam refletir sobre suas propostas de exposição desse campo científico, contribuindo para o desenvolvimento de novas pesquisas, para que possamos ampliar o debate e a nossa compreensão sobre a divulgação da Química nos museus de ciências de nosso País. Abstract: The purpose of this work is inset in the scientific divulgation among Museums of Paraná and has the aims to evaluate the chemistry knowledge of them. In these terms, the main aim of this study is analysing the approaches of chemistry knowledge in exhibitions at Museums of Science in Paraná. Thus, the present survey will contribute to amplify the discussion about the chemistry knowledge and its acknowledgment. Furthermore, this work will highlight the importance of these places to spread the chemistry studies. It is a qualitative research, an exploratory survey type, in which the data used was developed through documentary analysis; observation in loco; and semi-structured interviews with the responsible for the mediation of chemical knowledge in Museums. The content analysis guided us to structure a thematic categorization, from which developed the following categories: a) Exhibition; b) Approach; C) Mediation. The results indicate that: I) We have a low number of sites that approach Chemistry in Paraná; II) the chemistry knowledge has a direct relation with the school's curriculum; III) educational actions are based on traditional pedagogical trends of these museums; and IV) a predominance of human mediation. This report portraits the characteristics of the dissemination related to chemistry knowledge in the museums of Paraná. We expect that, with the present survey, the museums and centres of knowledge could reflect upon their exhibitions proposals related to the scientific field. In addition, they could provide more developments of new researches having the aims to increase the debate and comprehension about the chemistry knowledge and its broadcasting in all Museums of Science in our country.
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