Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 105-124 of 212
-
O feedback por meio das tecnologias digitais como estratégia para o desenvolvimento da regulação metacognitiva no ensino de ciências
(2021)Resumo: As transformações tecnológicas que vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos, principalmente no que tange o contexto pandêmico, propiciam aos estudantes o acesso à internet e/ou outros ambientes digitais de forma ... -
A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões acerca do ser-professor-que-ensina-matemática-nos-anos-iniciais. Os modos de proceder são consoantes à pesquisa qualitativa, assumindo-se, nesse viés, a abordagem ... -
Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais : em busca do brincar
(2020)Resumo: O presente trabalho é relativo à uma investigação de natureza qualitativa sobre a percepção do brincar em aulas de Matemática de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que participaram de um curso de ... -
Formação continuada em ciências na rede municipal de ensino de Curitiba/PR : um eterno recomeçar
(2021)Resumo: O presente trabalho tem foco na formação continuada em Ciências de professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acrescentando que é o/a professor/a Pedagogo/a que geralmente atua nesse nível de ensino. ... -
Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022
(2023)Resumo: O modelo teórico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), visa compreender os saberes necessários para o professor, integrar efetivamente a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Ele surge da ... -
A formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais : desenvolvendo aplicativos educacionais movéis utilizando o software de programação App Inventor 2
(2019)Resumo: As tecnologias digitais móveis, a cada dia que passa, estão mais presentes nos ambientes coletivos, e transformam as relações humanas. Essas mídias chegam às escolas e, se usadas de maneira pedagógica, possibilitam ... -
Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais : um olhar para os currículos das universidades federais no Brasil
(2020)Resumo: Esta pesquisa insere-se no campo de investigação da formação de professores, mais especificamente da formação inicial em Matemática dos professores dos anos iniciais da Educação Básica. Guiada pela interrogação ... -
A formação docente em robótica educacional na rede municipal de Curitiba e suas implicações nas práticas de professores que ensinam matemática
(2024)Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema de investigação a participação dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba - PR, na formação continuada sobre robótica educacional utilizando o kit LudoBot, promovida ... -
Formação em serviço de professores de ciências da natureza : desenvolvendo sequências didáticas por meio da educação CTS no ensino médio
(2020)Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como uma formação em serviço, baseada nos pressupostos da abordagem CTS, desenvolvida com um grupo de professores de Química, Física e Biologia do Ensino Médio, pode contribuir ... -
Formação inicial de professores : espaços comunicativos no estágio curricular supervisionado de química
(2018)Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado em cursos de Licenciatura envolve problematização da prática educacional e articulação entre a teoria e a prática na formação de professores. Este perfil de formação se relaciona ... -
Formação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais
(2016)Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores, mais especificamente nas disciplinas de Prática de Docência em Ensino de Física I e II do curso de Licenciatura em Física de uma ... -
Formação inicial de professores multidisciplinares que ensinam matemática e resolução de problemas : concepções e práticas docentes
(2020)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os reflexos das concepções declaradas de uma Professora Multidisciplinar em Formação Inicial sobre Resolução de Problemas em sua prática docente no ensino de Matemática ... -
Frustrar a catástrofe, proliferar mundos : composições ecológicas com Arthur Bispo do Rosário
(2023)Resumo: "Não é bons ventos", escreve Arthur Bispo do Rosário em um de seus bordados dedicados a apresentar o mundo no dia do Juízo Final. É com Bispo, com aquilo que denominamos de bloco- Bispo de intensidades, que tecemos ... -
Gamificação de aulas de matemática por estudantes do oitavo ano do ensino fundamental
(2019)Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa em Educação Matemática sobre gamificação no ensino de quadriláteros. As atividades foram realizadas em uma escola privada do Munícipio de Araucária, região ... -
História da ciência na perspectiva das mulheres : o domínio da natureza e da mulher em Carolyn Merchant
(2023)Resumo: A presente dissertação tem como tema central a apresentação da história da ciência de uma perspectiva feminista, ao tomar como objeto de estudo a obra "The Death of Nature: Women, Ecologie and Scientific Revolution ... -
A história e filosofia da ciência e suas contribuições em uma sequência didática sobre eletromagnetismo na formação de engenheiros
(2017)Resumo: Apesar de haver muitas contribuições da História e Filosofia da Ciência para o Ensino das Ciências descritas na literatura e várias propostas didáticas fundamentadas nessa linha, ainda há um percentual muito pequeno ... -
História infantis e alfabetização matemática
(2017)Resumo: Essa dissertação tem como propósito evidenciar relações entre o aprendizado em matemática e a utilização de histórias infantis nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Busca-se, por meio dos estudos em alfabetização ... -
Histórias sobre o formação continuada de professores de Matemática dos anos finais do EF da RME de Curitiba
(2018)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo esboçar um mapeamento - um registro histórico - sobre a formação continuada, ofertada pela SME aos professores de Matemática dos anos finais do EF, a partir do ano de 2002, buscando ... -
Hortas urbanas e modos de vida minoritários
(2019)Resumo: Esta pesquisa cartografa hortas urbanas e modos de vida minoritários na cidade de Curitiba. Os percursos que apresento aqui se construíram em campo, cartografando, entre solicitações constantes pelo cultivo de uma ... -
Ilha interdisciplinar de racionalidade como estratégia de ensino e aprendizagem de eletromagnetismo
(2021)Resumo: Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Ensino Médio da Educação Básica, com alunos do 3° Ano de uma escola Pública do Estado do Paraná em que foi desenvolvida uma sequência didática a fim de construir uma IIR ...