40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design
Recent Submissions
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Design para o comportamento sustentável aplicado a serviços : proposição de modelo orientado à coesão social na fase de ideação
(2023)Resumo: A presente tese tem como escopo o campo do Design para o Comportamento Sustentável. Logo, a mudança de comportamento para a sustentabilidade. Pode-se evidenciar que o comportamento humano é responsável por inúmeros ... -
Revisita à casa de Araucária : proposta de painéis moldados particulados de madeira como componente de vedação vertical para a casa contemporânea
(2019)Resumo: A pesquisa que segue apresenta a proposta de um componente de vedação vertical moldado em madeira particulada de bracatinga e adesivo à base de lignina. Para construir a base de conhecimento sobre a qual se desenvolveu ... -
Memórias discentes das experiências nos cursos de comunicação visual e desenho industrial da Universidade Federal do Paraná entre 1975 e 1978
(2023)Resumo: Esta tese busca a partir da memória e de documentos corroborar com pesquisas dentro do tema de História do Design, Ensino de Design e da história da UFPR. A partir do problema "Com o os discentes da primeira turma ... -
Propuesta de artefactos mediadores para la aplicación de la realidad virtual en la formación de cirujanos en video laparoscopía
(2023)Resumo: Atualmente, o ensino em cirurgia por videolaparoscopia é pouco accessível, pois é difícil o acesso a esse treinamento, devido a que são poucos os especialistas e a falta de equipamentos específicos que auxiliam no ... -
Artefato de auxílio ao design de imagens audiotáteis impressas em 3D para a educação inclusiva de cegos
(2023)Resumo: A impressão 3D vem ganhando espaço como uma ferramenta no desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e no apoio à educação de pessoas com deficiência. Dentre as vantagens no uso da impressão 3D, estão as possibilidades ... -
An embodied interaction analytical framework : in games that promote teamwork
(2022)Resumo: Esta tese tem como foco a interação corporificada em jogos que promovem o trabalho em equipe. A base teórica desta pesquisa é construída na literatura sobre o trabalho em equipe, espaços narrativos, a teoria do ... -
Projeto e desconstrução : uma análise crítica de relatos históricos no design
(2023)Resumo: Sob o termo "desconstrução" se empreendeu uma canonização no que se discursa sobre o design dos anos 1970-2000 no circuito euro-americano. Em algumas destas revisões, tal termo fora relativo a um estilo singular, ... -
A compreensão da representação gráfica da eficácia de métodos contraceptivos por mulheres
(2022)Resumo: A representação gráfica em saúde é utilizada para uma melhor comunicação com o público-alvo, incluindo na área de contracepção. A eficácia de métodos contraceptivos é tanto um dado apresentado de forma porcentual, ... -
Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável
(2022)Resumo: A chamada Quarta Revolução Industrial integra o mundo virtual, com base em grandes volumes de dados, com o mundo real. Por meio de diversos avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), cria novas ... -
Utilização de metaconceitos no design de sistemas de produto+serviço para manufatura e design distribuídos de tecnologia assistiva
(2022)Resumo: Tecnologia Assistiva é um termo amplo que contempla os sistemas, serviços e produtos utilizados para manter ou melhorar a funcionalidade e independência, assim como, promover o bem-estar de indivíduos. Esses ... -
DPPGD : modelo de diagnóstico preliminar de placebranding pela gestão de design
(2022)Resumo: Esta pesquisa consiste na proposta de desenvolvimento de um modelo que possa auxiliar na fase inicial de um projeto de implantação de place branding para uma localidade, com uma análise preliminar para se verificar ... -
Interfaces de e-books interativos na área de saúde : uma proposta de método de avaliação para a UNA-SUS/UFMA
(2022)Resumo: A Educação Permanente em Saúde, enquanto Política Ministerial, tem utilizado com o ferramenta diversas tecnologias, por meio da Educação a Distância, como recurso facilitador da educação continuada dos trabalhadores ... -
Método de design da informação para avaliação de rótulos frontais de advertência nutricional
(2022)Resumo: Diante do problema mundial da má nutrição e, consequentemente, do aumento de obesidade infantil e doenças crônicas não transmissíveis, organizações internacionais de saúde recomendam que os governos melhorem as ... -
Props as a service prototyping tool
(2022)Resumo: A prototipagem de serviços é considerada uma atividade complexa e necessária em Service Design, e os Props são frequentemente mencionados na literatura existente sobre Design de Serviços e Prototipagem de Serviços. ... -
Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
(2022)Resumo: Dentro da área da educação artística, muitas vezes a comunicação é baseada em um domínio da imagem visual, onde os estudantes cegos muitas vezes não possuem acesso informacional aos conteúdos propostos pelos ... -
Modelo teórico-prático de co-criação para vivências : um estudo exploratório do design para vivências
(2016)Resumo: Inspirada no desenvolvimento da Economia Criativa, emerge uma necessidade das instituições de ampliar os diferenciais competitivos na mais alta distinção econômica, a Economia da Transformação, uma experiência ... -
Elicitação gráfica como recurso mnemônico para textos didáticos de medicina : uma proposta de quadro conceitual
(2021)Resumo: Estudos indicam que o Curso de Graduação em Medicina é um dos mais difíceis e trabalhosos. A exigência de dedicação ao curso é alta, assim como a cobrança pelo desempenho acadêmico dos discentes. Na forma pedagógica ... -
Proposta de método de obtenção de dados sobre comportamento informacional dos usuários no processo de wayfinding em ambientes hospitalares
(2018)Resumo : A orientaçao espacial humana é explicada com base no processo de wayfinding, ou seja, o comportamento de saber onde se está, para onde ir, escolher a melhor rota, reconhecer o destino e fazer o caminho inverso ... -
Orientações ao planejamento de objetos de aprendizagem com componente háptico para dispositivos móveis
(2018)Resumo: Os Objetos de Aprendizagem (OA) surgem como opção para o ensino em um meio tecnológico cada vez mais digitalizado que demanda recursos efetivos para educação. Podendo ser acessados através de dispositivos móveis, ... -
Gestão de design : uma abordagem sobre as habilidades e competências nescessárias aos líderes
(2016)Resumo: Este trabalho visa identificar habilidades e competências almejadas para os gestores de design, ao abordar as relações entre a gestão de design e o papel do líder. Para isso, em um primeiro momento foi realizada ...