Diretrizes para a modelagem feminina na produção de moda plus size
Resumo
Resumo: O presente trabalho aborda as dificuldades encontradas por mulheres plus size em encontrar peças de roupas que sejam adequadas aos seus corpos. A maior delas diz respeito à modelagem e caimento, uma vez que as peças são apenas replicadas pela indústria e não pensada para os seus corpos. O termo plus size refere-se a tamanhos grandes e popularizou-se no Brasil, visto que mais de 60% da população possui sobrepeso. Enquanto apenas 17,7% das lojas de varejo nacionais vendem roupas plus size, acarretando no cenário em que mais de 50% das consumidoras plus size se dizem insatisfeitas com as opções oferecidas no mercado. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é estimar diretrizes que auxiliem a construção da modelagem na produção de roupas de moda feminina plus size. Para tanto, devem ser identificados os componentes relevantes para o desenvolvimento da modelagem plus size, além de compreender as técnicas e desafios encontrados por profissionais na produção dessas peças. Para atingir tais fins, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Sistemática que identificou lacunas em relação às pesquisas acadêmicas na moda plus size, juntamente com uma Revisão Narrativa, além da aplicação de um questionário, que buscou compreender as técnicas utilizadas por profissionais para o desenvolvimento e ajustes de peças plus size. Além disso, foram realizadas entrevistas com diversos profissionais da indústria da moda, aprofundando o conhecimento quanto ao desenvolvimento de peças plus size a partir da experiência de cada um. Como resultado dessa coleta de dados foram propostas nove diretrizes para o desenvolvimento de peças plus size, abordando desde conceitos gerais da indústria da moda à criação de bases de modelagem. Quanto às considerações finais, o trabalho reforça a falta de representatividade na moda plus size, enfatizando os preconceitos da indústria e a falta de interesse na produção de peças pensadas exclusivamente para esse público, destacando a necessidade de mudanças no desenvolvimento das peças, além de acentuar a importância de métodos e processos para o segmento plus size. Esse problema vem de encontro com a falta de materiais acadêmicos de cunho teórico, e principalmente prático, especialmente no campo da modelagem, no qual este trabalho busca contribuir e suprir a falta de conhecimento replicável da área a partir do seu desenvolvimento e diretrizes propostas. Abstract: The present paper approaches the difficulties faced by plus size women in finding suitable clothes for their bodies, especially related to modeling and fit, once the pieces are only replicated by the industry and not designed for their bodies. The term plus size refers to large sizes and became popular in Brazil, where more than 60% of the population is considered overweight. Although only 17.7% of Brazilians retail stores sell plus size clothing. Consequently, more than 50% of plus size consumers say that they are dissatisfied with the options offered in the market. In this case, the main objective of this research is to develop guidelines for modeling in the production of plus size women's fashion clothing. Therefore, the relevant components for the plus size modeling development must be identified as well as the techniques and challenges faced by those professionals must be understood. To achieve these results, was carried out a Systematic Bibliographic Review that identified the gaps in the plus size fashion academic research, along with a Narrative Review. As well as the application of a questionnaire to understand the techniques used by professionals for development and adjustments in plus size garments. Thus, interviews were conducted with several professionals of fashion industry, deepening the development of plus size clothes based on each one experience. As a result of this data collection, nine guidelines were created for the plus size garments development, ranging from general concepts of fashion industry to the creation of modeling bases. To conclude, the study reinforces the lack of representativeness in plus size fashion, emphasizing the industry's prejudices and the disinterest in designing clothing for this audience, highlighting the need for changes in garment development along with the importance of methods and processes for the plus size segment. The problem emerges from the scarcity of theoretical and practical academic materials, especially in the field of modeling, where this work seeks to contribute and supply the deficit of replicable knowledge of the area based on its development and guidelines.
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