Detalhistas da móveis Cimo em Curitiba (1966-1975) : memória do trabalho em design de móveis
Resumo
Resumo: A Móveis Cimo foi uma fábrica de móveis, cuja matriz era localizada na cidade de Curitiba (PR), onde eram feitos projetos de móveis. Esta dissertação tem por objetivo investigar as relações de constituição mútua entre detalhistas e desenhos técnicos em projetos da Móveis Cimo em Curitiba entre os anos de 1966 e 1975. Para tal, a pesquisa se baseia nos modos de fazer desenhos técnicos, acessados por meio de fontes orais e documentais, e em articulação, sobretudo, com os conceitos de "cultura material" em Daniel Miller e "artífice" em Richard Sennett. O registro oral foi obtido por meio da produção de entrevistas transcritas com detalhistas da Móveis Cimo, em parceria com o Museu Municipal Carlos Lampe, da cidade de Rio Negrinho (SC). As fontes documentais foram acessadas a partir de acervos privados dos interlocutores e de arquivos públicos de Rio Negrinho e Joinville (SC). Compreendeu-se que, entre os elementos das práticas laborais que constituíam detalhistas e desenhos, além das técnicas de desenhar, estavam seus momentos de lazer e afetividade, divisões de cargo e locais de trabalho. Por meio do conceito de "artífice", percebeu-se que o engajamento dos detalhistas se manifestava na atividade de desenhar, ao aperfeiçoarem suas técnicas em busca do bom desenho técnico; e na atividade de estar com o outro, compartilhando habilidades e buscando prazer na convivência. Abstract: Móveis Cimo was a furniture factory, whose headquarters were located in the city of Curitiba (PR), where furniture projects were made. This dissertation aims to investigate the relationships of mutual constitution between draftsmen and technical drawings in Móveis Cimo projects in Curitiba between the years 1966 and 1975. To this end, the research is based on the ways of making technical drawings, seen through sources oral and documentary, and in conjunction, above all, with the concepts of "material culture" in Daniel Miller and "artificer" in Richard Sennett. The oral record was obtained through the production of transcribed interviews with draftsmen from Móveis Cimo, in partnership with the Carlos Lampe Municipal Museum, in the city of Rio Negrinho (SC). Documentary sources were accessed from private collections of interlocutors and public archives in Rio Negrinho and Joinville (SC). It was understood that, among the elements of work practices that constituted draftsman and drawings, in addition to drawing techniques, were leisure and affective moments, load divisions and workplaces. Through the concept of "craftsman", It was observed that the engagement of draftsmen was manifested in the drawing activity, as they perfected their techniques in search of good technical drawing; and in the activity of being with others, sharing skills and seeking pleasure in coexistence.
Collections
- Dissertações [108]