• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - PRISCILA DAIENNY ZIMERMANN NARDON.pdf (23.22Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Nardon, Priscila Daienny Zimermann
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: As competências ligadas à criatividade são amplamente almejadas quando se fala na construção de uma sociedade capaz de vencer demandas complexas e globais. Com vistas a suprir tais demandas, tanto da academia como de instituições de pesquisa governamentais ou não governamentais, recomenda-se o incentivo da criatividade na formação de cada indivíduo, já no ensino básico. Entretanto, a prática é diferente do que prevê a teoria, uma vez que o ambiente escolar apresenta nuances e atores específicos que precisam ser levados em consideração. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo inserir-se no ambiente escolar e projetar um modelo teórico-prático capaz de auxiliar o planejamento de atividades que fomentem o desenvolvimento do pensamento criativo. A construção de tal proposta foi guiada pela Design Science Research (DSR). Fundamentou-se em autores-base sobre a criatividade e abordagens da inteligência de design na escola, bem como investigou práticas similares à do campo a ser analisado já relatadas na literatura. Em um segundo momento, vivenciamos a prática atual dos professores, com intuito de encontrar possibilidades e lacunas em que a inteligência de design possa atuar em parceria com a práxis escolar. Por fim, a partir da conexão entre o que almeja a literatura e as necessidades dos professores, construímos e testamos o modelo proposto.
     
    Abstract: Skills linked to creativity are widely sought after when it comes to building a society capable of overcoming complex and global demands. In order to meet such demands, both from academia and from governmental or non-governmental research institutions, it is recommended to encourage creativity in the training of each individual, already in basic education. However, practice is different from what theory predicts, since the school environment presents nuances and specific actors that need to be taken into consideration. In this sense, this research aims to insert itself into the school environment and design a theoretical-practical model capable of assisting in the planning of activities that encourage the development of creative thinking. The construction of this proposal was guided by Design Science Research (DSR). It was based on base authors on creativity and design intelligence approaches at school, as well as investigating practices similar to those already reported in the literature in the field to be analyzed. In a second moment, we experienced the current practice of teachers, with the aim of finding possibilities and gaps in which design intelligence can act in partnership with school praxis. Finally, based on the connection between what the literature aims for and the needs of teachers, we built and tested the proposed model.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88202
    Collections
    • Teses [71]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV