Experiências de Renata Rubim : narrativas de uma designer sobre a produção de espaços para um design de superfície feito no Brasil
Resumo
Resumo: Esta pesquisa é sobre o design de superfície feito no Brasil, entre os anos 1966 e 2024. A partir das narrativas e dos artefatos dos acervos pessoal e público de Renata Rubim, pioneira na área, o objetivo é reconstruir experiências no design de superfície para apreender os modos pelos quais espaços no design foram produzidos. Para tanto, o método utilizado baseia-se na revisão bibliográfica, pesquisa empírica com estudo de caso apoiado na História Oral, na realização de entrevistas, e análise das fontes produzidas para a pesquisa. Mapeei sujeitos, artefatos, eventos e espaços em acervos públicos, a saber: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, localizado na cidade de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, site e redes sociais do escritório Renata Rubim Design & Cores; e em acervo pessoal de Renata Rubim, localizado na cidade de Porto Alegre - Rio Grande do Sul. Encontrei documentos de tipologias variadas: jornais, revistas, boletins, livros, convites, cartas, anúncios, catálogos, postais, ilustrações, pinturas, colagens, fotografias, prêmios, artefatos criados por Rubim para superfícies têxteis, poliméricas, cimentícias, cerâmicas, metálicas, de papeis e de madeira. Realizei o cruzamento dos dados desses documentos, dessas narrativas biográficas, desses artefatos e informada pelo referencial teórico, foi possível descrever os modos como ela constituiu suas práticas. Evidenciando quais eram os contextos social, histórico, político, econômico e cultural, quais eram os projetos possíveis, quais as empresas e os sujeitos envolvidos. Embasada na crítica feminista contei as experiências de Rubim como uma mulher no design, tensionando hierarquias estabelecidas entre as áreas de atuação, identificando estratégias de negociação e de presença nas práticas do design. Reconstruí narrativas sobre as potencialidades e os impedimentos do design de superfície como área de trabalho, e contei sobre eventos e espaços que têm relação com a constituição do design de superfície como uma prática projetual profissional no país. Abstract: This research is about a surface design made in Brazil, between the years 1966 and 2024. Based on narratives and artifacts from the personal and public collections of Renata Rubim, a pioneer in the area, the objective is to reconstruct experiences in surface design to learn the ways in which spaces in design were produced. To this end, the method used is based on a bibliographical review, empirical research with a case study supported by Oral History, interviews, and analysis of the sources produced for the research. I mapped subjects, artifacts, events and spaces in public collections, namely: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, located in the city of Porto Alegre - Rio Grande do Sul, website and social networks of the office Renata Rubim Design & Cores; and in the personal collection of Renata Rubim, located in the city of Porto Alegre - Rio Grande do Sul. I found documents of different types: newspapers, magazines, bulletins, books, invitations, letters, advertisements, catalogs, postcards, illustrations, paintings, collages, photographs, awards, artifacts created by Rubim for textile, polymeric, cement, ceramic, metal, paper and wooden surfaces. I cross referenced data from these documents, these biographical narratives, these artifacts and informed by the theoretical framework, it was possible to describe the ways in which she constituted her practices. Highlighting the social, historical, political, economic and cultural contexts, which were the possible projects, which companies and subjects were involved. Based on feminist criticism, I recounted Rubim’s experiences as a woman in design, tensioning established hierarchies between areas of activity, identifying negotiation and presence strategies in design practices. I reconstructed narratives about the potentialities and impediments of surface design as an area of work, and told about events and spaces that are related to the constitution of surface design as a professional design practice in the country.
Collections
- Teses [67]