Now showing items 1-20 of 63

    • Análise das recomendações educacionais de Aristóteles 

      Pereira, André Luis, 1981- (2013)
      Resumo: O presente trabalho é uma análise das considerações educacionais de Aristóteles, o filósofo apontava que a educação deveria estar pautada por duas premissas fundamentais: a primeira que a educação deveria ser uma ...
    • Arte e corporeidade na filosofia de Nietzsche 

      Stroparo, Caroline Natalie (2015)
      Resumo: Este trabalho, a partir de estudos da filosofia de Friedrich Nietzsche (18441900), que tanto contribui para o pensamento moderno, busca refletir sobre uma verdadeira educação defendida por este em prol da formação ...
    • Autenticidade e educação 

      Meyer, Fabio Schmitz (2013)
    • Autonomia e educação em Kant 

      Braga Junior, Antonio Djalma, 1984- (2011)
      Resumo: Pretende-se com o presente trabalho compreender como a educação baseada no ideal de autonomia e esclarecimento proposto por Kant pode ajudar a pensar a educação nos dias atuais na realidade de um país como o Brasil, ...
    • Autonomia em foco : pode um professor heterônomo formar alunos autônomos? 

      Zanini, Raquel Aline (2013)
      Resumo: A partir da problemática da educação no contexto atual partimos para uma análise teórica, objetivando debater a possibilidade de um professor heterônomo formar cidadãos autônomos, como requerem os documentos oficiais ...
    • Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt 

      Cordeiro, Sabrina Nunes (2017)
      Resumo: O presente trabalho busca distinguir o termo autoridade do conceito de poder, utilizando as definições da autora Hannah Arendt, presentes na obra Entre o passado e o futuro (2009). Além disso, mostrar como as perdas ...
    • Cinema como recurso didático nas aulas de Filosofia no Ensino Fundamental II 

      Silva, Tiago Correia da (2017)
      Resumo: No esteio de teóricos como os filósofos Matthew Lipman (1990) e Karen Franklin (2016), os quais defendem a inserção da disciplina de Filosofia no Ensino Fundamental, levantamos neste estudo algumas dificuldades ...
    • Como e por que trabalhar política no ensino de filosofia? 

      Gonçalves, Igor Ruan Dias, 1989- (2020)
      Resumo : O presente trabalho refere-se ao ensino de filosofia política com relação à sua necessidade social e democrática, suas metodologias e a possibilidade de esclarecimento das pessoas. Nosso objetivo é demonstrar como ...
    • O conceito de educação em Kant baseado na obra sobre a Pedagogia 

      Guimarães, Sônia Maria Sousa (2013)
      Resumo: Na presente obra monográfica, aborda-se o conceito de educação formulada pelo filósofo Immanuel Kant, tendo como base a obra Sobre a Pedagogia. Kant considera educação como um processo, no qual deve ser iniciado ...
    • As contribuições da teoria da complexidade de Edgar Morin para formação dos princípios éticos 

      Machado, Simone Cristina (2017)
      Resumo : O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a contribuição da teoria da complexidade apresentada por Edgar Morin para a formação dos princípios éticos dos educandos através dos saberes desenvolvidos ...
    • A crítica de Platão à poesia de Homero na República 

      Roumbedakis, Inês Geffer Abrão (2015)
      Resumo: Este trabalho aborda a crítica de Platão à poesia de Homero no Livro X da República. Objetiva mostrar porque Platão excluiu totalmente a poesia do sistema educacional grego. Com base nessa questão, procura-se ...
    • A cultura do educador nos primeiros escritos de Friedrich Nietzsche 

      Santos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos (2011)
      Resumo: Por meio de uma análise crítica à cultura de seu tempo, Friedrich Nietzsche (18661900) se propõe em seus primeiros escritos encontrar a resposta a sua indagação, a saber: como formar o homem intelectual e moralmente, ...
    • Da crítica de Nietzsche à moral cristã para uma educação pautada na autonomia 

      Bernz, Maurício Eduardo (2016)
      Resumo: O presente trabalho busca, a partir do pensamento de Nietzsche, explicitar a crítica que o filósofo dirige ao cristianismo, correlacionando com a educação. O problema da religião cristã, para Nietzsche, consiste ...
    • Da importância do homem esclarecido ao ensino da Filosofia através das novas tecnologias 

      Campesi, Mara do Carmo (2017)
      Resumo: O Presente trabalho visa aprofundar o conceito de esclarecimento usado pelo filósofo alemão Immanuel Kant, no opúsculo resposta à pergunta: Que é "Esclarecimento"? (Aufklärung). Pretende-se, portanto, aprofundar ...
    • O desafio da educabilidade e da justiça social em tempos de neoliberalismo 

      Contreras, Humberto Silvano Herrera (2015)
      Resumo: O estudo discute o tema do neoliberalismo e seus impactos na educação, especificamente na função social da escola. Objetiva analisar de como os princípios das políticas neoliberais determinam os processos de ensino ...
    • Diagnóstico da pós-modernidade : uma reflexão filosófica 

      Neves, John Rafael de Castro (2015)
      Resumo: Este trabalho será embasado em pensadores das Ciências Humanas e tem como objetivo esboçar através do diagnóstico da sociedade contemporânea possíveis razões que levaram a humanidade a vivenciar sua realidade, o ...
    • A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau 

      Ladeira, Karine Gomes (2017)
      Resumo: Emílio é considerado a obra mais importante de Rousseau, dela deriva sua tese de educação natural. A obra desagradou a sociedade europeia do século XVIII, por apresentar reflexões sobre a formação do homem, tratando ...
    • Educação e natureza feminina no século das luzes : Sophie de Rousseau x Émilie du Châtelet 

      Dalmarco, Priscilla Sisto (2013)
      Resumo: O presente trabalho monográfico tem por objetivo monstrar como acontecia a educação feminina no século das luzes. A caracterização do ser feminino ainda é mitíficado quando analisado a partir de sua essência e sua ...
    • A educação em Aristóteles : a formação do cidadão e a manutenção do estado 

      Souza, Maikon Hanry de, 1990- (2019)
      Resumo : O presente trabalho tem como objeto de estudo o sistema educacional proposto por Aristóteles e a influência deste sistema na formação do cidadão e manutenção governamental da pólis. Nenhum texto sobre a teoria da ...
    • Educação ética na sociedade e na escola 

      Fagundes, Marciele Guimarães (2015)
      Resumo: Busca-se na Filosofia embasamento para a educação ética, já que pais e professores encontram dificuldade neste aspecto e atitudes não-éticas são cada vez mais observadas. Como apoio ao tema, o presente estudo traz ...