• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Cinema como recurso didático nas aulas de Filosofia no Ensino Fundamental II

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - TIAGO CORREIA DA SILVA.pdf (602.4Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Silva, Tiago Correia da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: No esteio de teóricos como os filósofos Matthew Lipman (1990) e Karen Franklin (2016), os quais defendem a inserção da disciplina de Filosofia no Ensino Fundamental, levantamos neste estudo algumas dificuldades para essa concretização. Entre essas dificuldades identificamos a adaptação da linguagem do professor à de crianças e adolescentes, a qual dificulta, muitas vezes, a compreensão de conceitos filosóficos e também a escassez de material didático para o ensino de Filosofia nessa fase da educação. Ao considerar essas dificuldades, apontamos então o cinema como um recurso didático válido para o desenvolvimento da disciplina de Filosofia em sala de aula. A partir deste objeto, traçamos outras conexões entre essa mídia e a Filosofia. Por fim apresentamos uma proposta metodológica a partir de um exemplo, no caso, o filme norte-americano Percy Jackson e o Ladrão de Raios, baseado no livro do escritor Rick Riordan, o qual alcançou grande popularidade no Brasil.
     
    Abstract: In the field of theorists as the philosophers Matthew Lipman (1990) and Karen Franklin (2016), who advocate the insertion of the discipline of philosophy in elementary school, about that, in this study, we have raised some difficulties concerning this subject. Among these difficulties we identify the adaptation of the teacher’s language to children and adolescents, which often hinders the comprehension of philosophical concepts. Besides that, we also identify the scarcity of didactic material for the teaching of philosophy at this stage of education. Considering these difficulties, we point to cinema as a valid didactic resource for the development of the discipline of philosophy in the classroom. From this object, we draw other connections between cinema and philosophy. Finally, we present a methodological proposal from an example, in the case, the American film Percy Jackson and The Lightning Thief, based on the book of Rick Riordan, which has achieved great popularity in Brazil.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55859
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV