• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Da crítica de Nietzsche à moral cristã para uma educação pautada na autonomia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MAURICIO EDUARDO BERNZ.pdf (411.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Bernz, Maurício Eduardo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho busca, a partir do pensamento de Nietzsche, explicitar a crítica que o filósofo dirige ao cristianismo, correlacionando com a educação. O problema da religião cristã, para Nietzsche, consiste em se apostar numa outra vida situada em outro mundo, desvalorizando, assim, esta vida e o mundo presente. Ao não suportar os sofrimentos e angústias da vida, o homem cria, em forma de rebanho e movido por um ressentimento, uma fuga para a metafísica, mesmo que isto exija submeter sua liberdade a uma moral. Nietzsche se empenha em resgatar o homem novamente para o mundo real, apresentando-o a figura do super-homem, um ser forte que enfrenta todos os desafios da vida em nome da grande saúde. O super-homem afirma o vir-a-ser, o constante sim a vida, aceitando tudo que dela brotar. Nesta perspectiva filosófica, busca-se apresentar as contribuições de Nietzsche para a educação pautada na autonomia de pensar por si mesmo.
     
    Abstract: This job search, from the thought of Nietzsche, explicit criticism that the philosopher leads to Christianity, correlating with education. The problem of the Christian religion, for Nietzsche, is to place a bet in another life located in another world, devaluing, thus this life and this world. When not bear the sufferings and anxieties of life, man creates in the form of flock and driven by a resentment, an escape to metaphysics, even if this requires submitting their freedom to a moral. Nietzsche strives to rescue the man back to the real world, introducing him to Superman figure, a strong be facing all the challenges of life in the name of great health. Superman says come to be, the constant yes to life, accepting everything it sprout. In this philosophical perspective, we seek to present the contributions of Nietzsche for education based on the autonomy of thinking for yourself.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/44340
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV