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    As contribuições da teoria da complexidade de Edgar Morin para formação dos princípios éticos

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    R - E - SIMONE CRISTINA MACHADO.pdf (685.5Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Machado, Simone Cristina
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a contribuição da teoria da complexidade apresentada por Edgar Morin para a formação dos princípios éticos dos educandos através dos saberes desenvolvidos em sala de aula. Os aspectos centrais que embasam esta pesquisa são: a busca por identificar de que forma a teoria da complexidade de Edgar Morin procura superar o problema da fragmentação do saber promovido pelo modelo educacional vigente; como ela define a construção ética do ser humano e quais são os aspectos que possibilitam essa formação ética por meio dos saberes escolares. O desenvolvimento da presente pesquisa procurará valer-se dos referenciais teóricos traçados por Edgar Morin em seus escritos, pertinentes a elaboração do pensamento complexo, ética e antropoética e suas principais críticas à fragmentação dos saberes, enfatizando sua visão sobre a educação e as contribuições destas para a formação ética dos educandos. Os dados levantados pela análise do referencial teórico demonstram a necessidade de incluir no currículo escolar dos sistemas de ensino, desde a mais tenra idade, questões que possibilitem a formação do indivíduo por meio da autocrítica, do exercício da compreensão e da solidariedade. É necessário ensinar a compreensão humana, que tem início a partir de uma autocompreensão de suas qualidades racionais, bem como de sua animalidade, para que, por meio de uma autocrítica, se possa chegar à compreensão do outro e ao desenvolvimento de uma solidariedade planetária. A auto-ética proposta por Morin é essencial e nasce como um sinal de esperança de tempos melhores
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56407
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

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