Navegação Filosofia da educação por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 69
-
Análise das recomendações educacionais de Aristóteles
(2013)Resumo: O presente trabalho é uma análise das considerações educacionais de Aristóteles, o filósofo apontava que a educação deveria estar pautada por duas premissas fundamentais: a primeira que a educação deveria ser uma ... -
Arte e corporeidade na filosofia de Nietzsche
(2015)Resumo: Este trabalho, a partir de estudos da filosofia de Friedrich Nietzsche (18441900), que tanto contribui para o pensamento moderno, busca refletir sobre uma verdadeira educação defendida por este em prol da formação ... -
Autenticidade e educação
(2013) -
Autonomia e educação em Kant
(2011)Resumo: Pretende-se com o presente trabalho compreender como a educação baseada no ideal de autonomia e esclarecimento proposto por Kant pode ajudar a pensar a educação nos dias atuais na realidade de um país como o Brasil, ... -
Autonomia em foco : pode um professor heterônomo formar alunos autônomos?
(2013)Resumo: A partir da problemática da educação no contexto atual partimos para uma análise teórica, objetivando debater a possibilidade de um professor heterônomo formar cidadãos autônomos, como requerem os documentos oficiais ... -
Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt
(2017)Resumo: O presente trabalho busca distinguir o termo autoridade do conceito de poder, utilizando as definições da autora Hannah Arendt, presentes na obra Entre o passado e o futuro (2009). Além disso, mostrar como as perdas ... -
Cinema como recurso didático nas aulas de Filosofia no Ensino Fundamental II
(2017)Resumo: No esteio de teóricos como os filósofos Matthew Lipman (1990) e Karen Franklin (2016), os quais defendem a inserção da disciplina de Filosofia no Ensino Fundamental, levantamos neste estudo algumas dificuldades ... -
Como e por que trabalhar política no ensino de filosofia?
(2020)Resumo : O presente trabalho refere-se ao ensino de filosofia política com relação à sua necessidade social e democrática, suas metodologias e a possibilidade de esclarecimento das pessoas. Nosso objetivo é demonstrar como ... -
O conceito de educação em Kant baseado na obra sobre a Pedagogia
(2013)Resumo: Na presente obra monográfica, aborda-se o conceito de educação formulada pelo filósofo Immanuel Kant, tendo como base a obra Sobre a Pedagogia. Kant considera educação como um processo, no qual deve ser iniciado ... -
As contribuições da teoria da complexidade de Edgar Morin para formação dos princípios éticos
(2017)Resumo : O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a contribuição da teoria da complexidade apresentada por Edgar Morin para a formação dos princípios éticos dos educandos através dos saberes desenvolvidos ... -
A crítica de Platão à poesia de Homero na República
(2015)Resumo: Este trabalho aborda a crítica de Platão à poesia de Homero no Livro X da República. Objetiva mostrar porque Platão excluiu totalmente a poesia do sistema educacional grego. Com base nessa questão, procura-se ... -
A cultura do educador nos primeiros escritos de Friedrich Nietzsche
(2011)Resumo: Por meio de uma análise crítica à cultura de seu tempo, Friedrich Nietzsche (18661900) se propõe em seus primeiros escritos encontrar a resposta a sua indagação, a saber: como formar o homem intelectual e moralmente, ... -
Da crítica de Nietzsche à moral cristã para uma educação pautada na autonomia
(2016)Resumo: O presente trabalho busca, a partir do pensamento de Nietzsche, explicitar a crítica que o filósofo dirige ao cristianismo, correlacionando com a educação. O problema da religião cristã, para Nietzsche, consiste ... -
Da importância do homem esclarecido ao ensino da Filosofia através das novas tecnologias
(2017)Resumo: O Presente trabalho visa aprofundar o conceito de esclarecimento usado pelo filósofo alemão Immanuel Kant, no opúsculo resposta à pergunta: Que é "Esclarecimento"? (Aufklärung). Pretende-se, portanto, aprofundar ... -
O desafio da educabilidade e da justiça social em tempos de neoliberalismo
(2015)Resumo: O estudo discute o tema do neoliberalismo e seus impactos na educação, especificamente na função social da escola. Objetiva analisar de como os princípios das políticas neoliberais determinam os processos de ensino ... -
Diagnóstico da pós-modernidade : uma reflexão filosófica
(2015)Resumo: Este trabalho será embasado em pensadores das Ciências Humanas e tem como objetivo esboçar através do diagnóstico da sociedade contemporânea possíveis razões que levaram a humanidade a vivenciar sua realidade, o ... -
A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau
(2017)Resumo: Emílio é considerado a obra mais importante de Rousseau, dela deriva sua tese de educação natural. A obra desagradou a sociedade europeia do século XVIII, por apresentar reflexões sobre a formação do homem, tratando ... -
Educação e natureza feminina no século das luzes : Sophie de Rousseau x Émilie du Châtelet
(2013)Resumo: O presente trabalho monográfico tem por objetivo monstrar como acontecia a educação feminina no século das luzes. A caracterização do ser feminino ainda é mitíficado quando analisado a partir de sua essência e sua ...