Navegação XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 42
-
A COMPREENSÃO SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DAS CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS
(2022-03-11)Um dos objetivos da Educação Científica é formar cidadãos alfabetizados cientificamente, que sejam críticos e conscientes. Para isso, é imprescindível o conhecimento sobre natureza da ciência e uma das estratégias de ensino ... -
A ESCRITA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A MOBILIZAÇÃO DESTA TENDÊNCIA NO BRASIL
(2022-03-08)Esta pesquisa pretende conhecer a mobilização da tendência escrita na Educação Matemática no Brasil, apresentando assim, a sua trajetória por meio de relatos/narrativas de diferentes pesquisadores. Pensando nesse propósito, ... -
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM MODELAGEM MATEMÁTICA
(2022-03-09)Esta pesquisa, visa responder à questão: Quais as contribuições da Modelagem Matemática na formação inicial dos professores da Educação Infantil para sua futura prática pedagógica? E tem como objetivo: analisar as contribuições ... -
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO MOVIMENTO DE APRENDER-ENSINAR-MATEMÁTICA
(2022-03-09)Este trabalho tem como objetivo compreender o que o fenômeno aprender-ensinar revela sobre o movimento formativo na Licenciatura em Matemática. Orientadas pela interrogação “O que as ações de aprender-ensinar do futuro ... -
A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA WALDORF
(2022-03-09)Contribuindo para os estudos acerca do ensino da matemática nas escolas fundamentadas em pedagogias alternativas e, em particular, na Pedagogia Waldorf, nesta pesquisa questionei “Quais são os principais aspectos do ensino ... -
A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E POESIA NA OBRA DE CECÍLIA MEIRELES: UM ESTUDO SOBRE O “O ESTUDANTE EMPÍRICO”
(2022-03-11)O presente trabalho investiga a relação entre Ciência e Poesia a partir do livro “O Estudante Empírico”, da poeta brasileira Cecília Meireles. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo Documental e os dados serão ... -
ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2022-03-11)Este trabalho objetiva pesquisar como ocorre a abordagem do tema Educação Alimentar e Nutricional nos livros didáticos de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático e na prática docente dos professores que ... -
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE SOBRE FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO
(2022-03-11)Neste trabalho, propomos analisar como um curso de formação permanente sobre desinformação e Fake News repercute na promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica de professores de Ciências dos anos iniciais que atuam ... -
ANÁLISE DAS INTERAÇÕES VERBAIS ARGUMENTATIVAS EM UM ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO
(2022-03-11)O presente estudo tem como objetivo caracterizar a estrutura argumentativa e o papel do professor e do aluno em interações discursivas. Para isso, serão analisadas as interações discursivas entre o professor e os alunos ... -
AS CONCEPÇÕES DO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO DAS NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO
(2022-03-09)O Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos é uma temática que necessita constantes diálogos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo investigar e descrever o Ensino de Química ofertado nas diferentes ... -
BIOGRAFIA DE MULHERES AMBIENTALISTAS DA GRANDE CURITIBA COMO INSTRUMENTO PARA ELABORAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
(2022-03-09)O objetivo geral de nossa investigação é apurar à luz do ecofeminismo as possibilidades de construção de recursos lúdicos para a Educação Ambiental a partir de biografias de mulheres da Grande Curitiba. Para isso, ... -
CIÊNCIA CIDADÃ E A EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS INICIATIVAS BRASILEIRAS
(2022-03-11)A ciência cidadã vem se popularizando como uma abordagem eficaz em pesquisas científicas das mais variadas áreas. Muitas dessas iniciativas buscam desenvolver o engajamento dos professores e alunos da rede básica de ensino. ... -
CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
(2022-03-08)A Educação Ambiental Crítica se apresenta como um importante campo formativo. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar e analisar elementos, concepções e tendências que possibilitam a construção de indicadores de ... -
CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM PARA AS PRÁTICAS DE DOCENTES DE MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
(2022-03-11)O presente estudo tem como objetivo investigar quais as principais contribuições dos princípios e diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) para as práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes do ensino ... -
DIANTE DO FIM, O VOO DOS VAGA-LUMES: ECOLOGIAS MENORES NO ANTROPOCENO
(2022-03-11)A partir da perspectiva de que o Antropoceno nos provoca uma experiência de desestabilização diante das mutações climáticas, fato científico que se estende em crises de ordem social, cultural e subjetiva, nos perguntamos ... -
DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PÓS-BNCC: FORMAÇÃO E PRÁTICA
(2022-03-08)Na contemporaneidade, inúmeras discussões vêm sendo desencadeadas após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas normativas decorrentes. O que nos impele a problematizar como os professores de ciências ... -
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DE SENTIDO DE NÚMERO: UMA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO DO AULA PARANÁ
(2022-03-11)A Educação Financeira é incentivada pelo governo brasileiro por meio de decretos federais e sua inclusão na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), como tema interdisciplinar. Para instituir a Educação Financeira como ... -
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO NECESSÁRIO AO PROFESSOR FORMADOR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
(2022-03-08)Este trabalho refere-se a um projeto de pesquisa de dissertação que tem como questão norteadora: quais os conhecimentos necessários aos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática para trabalhar com ... -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA PERSPECTIVA DOS(AS) DOCENTES DE CIÊNCIAS: LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E OFICINAS PEDAGÓGICAS
(2022-03-09)A Educação Inclusiva tem como principal objetivo o efetivo envolvimento de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem. Deficiências e necessidades especiais de aprendizagem devem ser consideradas para a elaboração ... -
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA DO ESTADO DO PARANÁ
(2022-03-08)A problemática ambiental e a sustentabilidade são temas relevantes no debate educacional contemporâneo, tanto como política curricular, no que corresponde aos conteúdos e objetivos de ensino, quanto em relação às propostas ...