CIÊNCIA CIDADÃ E A EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS INICIATIVAS BRASILEIRAS
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-11Autor
Gabriel Iorczeski
Rodrigo Arantes Reis
Emerson Joucoski
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A ciência cidadã vem se popularizando como uma abordagem eficaz em pesquisas científicas das mais variadas áreas. Muitas dessas iniciativas buscam desenvolver o engajamento dos professores e alunos da rede básica de ensino. A minha pesquisa objetiva caracterizar as iniciativas de projetos baseados em ciência cidadã brasileiras com atuação na educação básica quanto aos elementos norteadores, as concepções de ciência cidadã e a atuação nas escolas. Para isso, serão aplicados questionários para delimitar os projetos que fazem parte da Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC) para a análise. Depois de delimitados os projetos, serão realizadas entrevistas com os gestores com o objetivo de compreender o processo de criação das iniciativas, como elas operam dentro do contexto educacional e as concepções de ciência cidadã que fundamentaram sua criação.