A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA WALDORF
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-09Autor
Thaís Alvarenga Basso
Emerson Rolkouski
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Contribuindo para os estudos acerca do ensino da matemática nas escolas fundamentadas em pedagogias alternativas e, em particular, na Pedagogia Waldorf, nesta pesquisa questionei “Quais são os principais aspectos do ensino de matemática no Ensino Médio da Pedagogia Waldorf”. Objetivei então observar e analisar os aspectos gerais, com especificidade no currículo e na metodologia, do ensino da matemática neste contexto escolar, que se inicia no 9º ano. Fundamentado teoricamente em Sacristán acerca dos currículos, ambas as leituras referentes à Pedagogia Waldorf e as experiências de seu cotidiano escolar foram de extrema importância para uma melhor compreensão do fenômeno. Sob caráter etnográfico, a Pesquisa de Campo se deu em uma Escola Waldorf do interior do estado de São Paulo durante seis meses em 2021. Através dos dados já constituídos para a análise, ainda que estes sejam possíveis de complementação em posterior entrevista, observa-se uma filosofia educacional que possui suas particularidades.