A ESCRITA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A MOBILIZAÇÃO DESTA TENDÊNCIA NO BRASIL
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-08Autor
Gabriela Allein
Emerson Rolkouski
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa pretende conhecer a mobilização da tendência escrita na Educação Matemática no Brasil, apresentando assim, a sua trajetória por meio de relatos/narrativas de diferentes pesquisadores. Pensando nesse propósito, depara-se com o seguinte problema de pesquisa: Como a tendência escrita na educação matemática foi idealizada, desenvolvida e impulsionada em diferentes estados brasileiros? Dessa forma, os objetivos de investigação que servirão para direcionar a pesquisa são: conhecer a trajetória, os enraizamentos da tendência escrita na educação matemática a partir dos primeiros pesquisadores dessa prática; compreender as motivações dos pesquisadores para mobilizarem essa tendência; e desvelar as experiências dos pesquisadores envolvidos com a tendência. Estabeleceu-se, para tanto, uma pesquisa de caráter qualitativo e optou-se pela metodologia da História Oral. Serão envolvidos até seis educadores matemáticos com experiência/vivência na escrita na educação matemática. Contudo, espera-se compreender o desenvolvimento e a dinâmica da tendência, haja vista que refletirá na história da educação matemática.