DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PÓS-BNCC: FORMAÇÃO E PRÁTICA
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-08Autor
Samuell Nunes Oliveira
Leandro Siqueira Palcha
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Na contemporaneidade, inúmeras discussões vêm sendo desencadeadas após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas normativas decorrentes. O que nos impele a problematizar como os professores de ciências percebem sua formação e desenvolvem sua prática a partir de novos documentos norteadores para o ensino. O objetivo geral desta pesquisa reside em analisar os discursos de professores sobre o ensino de Ciências após a implementação da BNCC. Os objetivos específicos são: a) compreender que efeitos de sentido sobre o ensino de Ciências são desencadeados pelos professores na contemporaneidade; b) identificar como vem ocorrendo o atual processo de formação do professor como sujeito da construção do conhecimento; c) elucidar caminhos para a prática docente a partir das relações entre os discursos. Como referencial teórico-metodológico e analítico a pesquisa se guiará pelos pressupostos da Análise de Discurso (AD) Francesa, visando desvelar sentidos para a Educação em Ciências.