CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM PARA AS PRÁTICAS DE DOCENTES DE MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-11Autor
Sônia Regina Muchinski
Anderson Roges Teixeira Góes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo tem como objetivo investigar quais as principais contribuições dos princípios e diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) para as práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes do ensino superior das disciplinas de Matemática. Para tanto será realizada uma revisão sistemática da literatura nos campos da formação continuada do docente do ensino superior e dos princípios e diretrizes do DUA. A fim de atingir o objetivo proposto, será elaborado um curso de formação que será ofertado aos docentes das disciplinas de Matemática de cursos superiores envolvendo os princípios e diretrizes do DUA. Este curso será composto de três fases, a saber: (1) levantamento dos principais desafios nas práticas pedagógicas dos docentes de Matemática; (2) construção colaborativa de práticas pedagógicas pautadas no DUA; (3) análise dos resultados. Com isso, espera-se contribuir com a formação dos docentes de Matemática do ensino superior através de práticas inclusivas pautadas no DUA.