VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016): Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 94
-
ENPECOM 2016: Programa
(Universidade Federal do Paraná, 2016-09-28) -
O ser mulher e o ser homem no blog Testosterona
(2016-08-27)Cada cultura e época apropriam-se dos significados de sexo e gênero de forma diferente. Nesse sentido, as disparidades entre os gêneros não são naturais aos seus corpos sexuados, mas obedecem a padrões que foram construídos ... -
A MASSIFICAÇÃO DO ESTILO NEW LOOK, DOS ANOS 1950: MUDANÇAS CONTEXTUAIS, ESTÉTICAS E SIMBÓLICAS
(2016-08-22)Através de uma metodologia semiótica de matriz barthesiana, analisaremos dois filmes com os quais a marca de moda de luxo Dior se associou para construção do figurino das atrizes principais, com o propósito de disseminar ... -
MULHERES LATINAS E ARQUÉTIPOS MELODRAMÁTICOS: PRIMEIRAS TEORIZAÇÕES PARA UMA CRÍTICA DA FICÇÃO SERIADA
(2016-08-22)Este artigo faz parte de uma pesquisa maior (intitulada “Representação da mulher latinoamericana no audiovisual: estereótipos, limitações e ressignificações”) desenvolvida a partir do NEFICS (Núcleo de Estudos em Ficção ... -
A MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: ESTUDOS DE GÊNERO, FEMINISMO E CRÍTICA DE MÍDIA
(2016-08-23)A oficina tem por objetivo proporcionar aos participantes um conhecimento introdutório sobre o movimento feminista no Brasil e explicar como o feminismo surge, com o intuito de mostrar as contradições, os avanços, recuos ... -
A AUTOCRÍTICA QUE FALTOU – CONSIDERAÇÕES SOBRE O DOCUMENTO ATRIBUÍDO À SECOM DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA À ÉPOCA DOS PROTESTOS DE 2015
(2016-08-23)O texto que segue integra a pesquisa em desenvolvimento em nível de Doutorado intitulada“Processos tentativos de conversação pública entre governo federal e sociedade: Casos e ‘percalços’comunicacionais da participação nos ... -
DUPLA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO NA MÍDIA SOCIAL: ICONOFAGIA E GASTRONOMIA
(2016-08-22)Vivendo no advento das redes sociais virtuais, percebemos diversos movimentos nas relações entre as pessoas, suas experiências e os meios de comunicação. Dentre esses movimentos, se torna cada vez mais comum a presença das ... -
QUE ESPAÇOS ELAS OCUPAM NO RADIOJORNALISMO SULMANHENSE?
(2016-08-22)Os apresentadores, ou apresentadoras, de programas radiojornalísticos são profissionais que assumem a responsabilidade de informar os ouvintes, e como tal, passam a ser também importantes referências em suas emissoras. ... -
NADA A TEMER NAS OLIMPÍADAS?
(2016-08-23)Este artigo relaciona elementos diversos que influenciam na construção da marca-nação com o contexto político e sua influência neste processo, dentro de um contexto globalizado no qual as tecnologias da informação ganham ... -
TEMATIZAÇÃO JORNALÍSTICA DA REFORMA POLÍTICA E PROJETO ELEIÇÕES LIMPAS
(2016-08-27)O artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e analisa a tematização jornalística da reforma política e Projeto Eleições Limpas, proposto pelo Movimento de ... -
Quando a essência atravessa fronteiras: atos de jornalismo praticados por amadores
(2016-08-29)O artigo traz uma abordagem teórica que discute a noção de “atos de jornalismo” praticados por não-jornalistas. Para isso, percorremos inicialmente a trajetória de profissionalização da área. Verificamos que jornalistas ... -
DUPLA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO NA MÍDIA SOCIAL: ICONOFAGIA E GASTRONOMIA
(2016-08-23)Vivendo no advento das redes sociais virtuais, percebemos diversos movimentos nas relações entre as pessoas, suas experiências e os meios de comunicação. Dentre esses movimentos, se torna cada vez mais comum a presença das ... -
OS FEMINISMOS E A COMUNICAÇÃO – UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE CONVERGÊNCIAS
(2016-08-26)O presente artigo foi apresentado como trabalho final da disciplina de Metodologia em Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Interessamo-nos em explorar as ... -
O estado da arte dos estudos sobre Publicidade e Gênero Feminino nos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas I entre 2005 e 2015
(2016-08-22)Este artigo apresenta os procedimentos e resultados parciais de uma investigação exploratória quantitativa sobre a produção acadêmico-científica acerca da relação dos estudos de Publicidade e Propaganda e de Gênero nos ... -
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS MULTICULTURAIS: “COMORDI” - PERCURSOS DE PESQUISA
(2016-08-22)Este trabalho tem como objetivo expor os fundamentos de uma pesquisa em desenvolvimento cujo foco são as relações interpessoais que envolvem imigrantes no ambiente das empresas localizadas em Curitiba, capital paranaense, ... -
LUZ, SOM E MOVIMENTO: CONSUMO RITUAL E A ESTÉTICA DO IMAGINÁRIO NA UMBANDA EM CURITIBA
(2016-08-22)A sintaxe da Umbanda não é composta somente de palavras (em discursos, orações e letras das canções), mas sim pelo conjunto no qual incluem-se ritos e objetos carregados de simbologias, o sincretismo com outras religiões ... -
REVISTA DA SEMANA: PRECURSORA DO JORNALISMO DE REVISTA BRASILEIRO
(2016-09-13)O presente artigo busca uma reflexão sobre o papel da Revista da Semana como um produto comunicativo que inovou e inseriu aspectos técnicos do jornalismo de revista no Brasil. Seu projeto gráfico inovador possibilitou a ... -
A INFLUÊNCIA DOS ARQUÉTIPOS NA SOCIEDADE DE CONSUMO
(2016-08-22)A possibilidade de conhecer os caminhos futuros de uma sociedade de consumo é o que motiva estuda-la. Entender os processos do sistema capitalista, o consumo desenfreado, o individualismo exacerbado e o engajamento das ... -
(AUTO)CRÍTICA EDITORIAL - OMBUDSMAN
(2016-08-23)A oficina desenvolve habilidades relativas à função de representante dos leitores ("ombudsman"). Cargo raro na imprensa brasileira, trata-se de uma ferramenta fundamental para promover a transparência dentro da imprensa. ... -
A ESTEREOTIPIZAÇÃO DO PÚBLICO LGBT EM PRODUTOS MIDIÁTICOS SOB ENQUADRAMENTO CRÍTICO
(2016-08-23)A oficina tem como base o observatório de imprensa “Los Maricas” criado para a disciplina de crítica de mídia, sob orientação da professora carla rizzotto, na qual os alunos realizaram enquadramento crítico de produtos ...