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    • DESIGN & CULTURA: 60 ANOS DO GOLPE 

      QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro; FUKUSHIMA, Kando (Universidade Federal do Paraná. Departamento de Design, 2025-02-25)
      O tom que permeia as abordagens dessa coletânea é o de indignação e combate, ensaiando a escuta ativa, o olhar crítico e o gesto de acolhimento e empatia. Tanto nos projetos individuais ou coletivos, quanto nas práticas ...
    • Atividade de Mapeamento Ambiental e Cultural em Comunidades Caiçaras 

      Tangerino, Caio Calemi; Silva, Eduarda Fernandes da; Assis, Katheleen Leandra Maciel de; Schneider, Thayanne de Oliveira (Trabalho final da disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)
      Desenvolver a leitura crítica do território através do reconhecimento por imagens, utilizando o Google My Maps (Google Earth) para criar um mapa interativo da comunidade caiçara em que aescola está inserida. O foco é induzir ...
    • Guia Auxiliar para a Criação de Material Didático Tátil voltado ao Ensino de Biogeografia e Cartografia para Pessoas Cegas ou com Baixa Visão 

      Portugal, Gabriela Freire; Espindola, Aron Castro; Rosa dos Santos, Matheus de Oliveira (Trabalho final da disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)
      O presente guia tem como objetivo auxiliar na criação de materiais didáticos adaptados para pessoas cegas ou com baixa visão. Por meio do levantamento de referenciais do Design Universal, Cartografia e Biogeografia, esta ...
    • CARTOGRAFIA PARTICIPATIVA 

      Cordova, Rafael; Jardim e Silva, Leonardo; Alves, Vinicius Bonin (Trabalho final da disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)
      Esse plano de aula propõe o uso da cartografia participativa como metodologia para explorar a percepção do entorno escolar pelos alunos. Esse processo, inspirado na abordagem de Seemann (2003) permitirá que os estudantes ...
    • Representação espacial e construção de saberes: as potencialidades no uso e na confecção de maquetes em aulas de hidrografia 

      Souza, Deborah Pires de (Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia, 2023-12-16)
      O objetivo deste guia é oferecer um material complementar para aulas de hidrografia às educadoras e educadores que atuam no município de Curtiiba. Para isso, o guia segue estruturado em uma síntese sobre as potencialidades ...
    • CAÇA AO TESOURO EDUCACIONAL: UTILIZANDO O GOOGLE MAPS 

      Batista, Karina; Moreira, Pedro; Kondo, Seidi (Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)
      Com esta prática educativa procuramos desenvolver algumas habilidades e estímulos necessários para o plano educacional das crianças: 1 - HABILIDADES DE ORIENTAÇÃO ESPACIAL, UTILIZANDO O GOOGLE MAPS; 2 - ESTIMULAR O ...
    • BASE TOPOGRÁFICA PARA MAQUETE DE BACIA HIDROGRÁFICA DAS ESCOLAS ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO ANDRÉ JOHNSSON E COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY - MUNICÍPIO DE COLOMBO - PR 

      SILVA NETO, ABÍLIO PRUDENTE DA; CORDEIRO, LUCAS DE CAMARGO (Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)
      Este trabalho tem como objetivo a construção de uma base topográfica para uma maquete de bacia hidrográfica, aplicada às escolas Escola Municipal Antônio André Johnsson e Colégio Estadual Helena Kolody, localizadas em ...
    • GEOGRAFIA INTERATIVA: APRENDENDO COM O GOOGLE MAPS 

      Andrade, Alice Santos de; Alencar, Lívia de Arruda (Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)
      Este guia didático é o produto final da disciplina de Geotecnologias no Ensino de Geografia, e tem como objetivo abordar as potencialidades do uso do Google Maps como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia no Ensino ...
    • Dinâmicas Urbanas e Vulnerabilidade: guia didático de mapeamento colaborativo de vulnerabilidade socioambiental em sala de aula 

      Souza, Deborah Pires de; Gavegno, Maria Eduarda Molinari; Bento, Raul Victor da Costa (Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)
      As vulnerabilidades socioambientais nas cidades evidenciam as desigualdades que marcam o espaço urbano, especialmente nos contextos de risco, como enchentes e inundações. A Geografia, enquanto disciplina, apresenta-se como ...
    • INUNDAÇÕES E ENCHENTES: um Atlas físico do município de Fazenda Rio Grande - PR 

      Ramos, Patrícia Silva; Silva, Anne de Nonohay da; Bedretchuk, Gabrielle Mayumi Budal (Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-18)
      Este atlas resulta da conclusão da disciplina Geotecnologias no ensino de Geografia, do curso de Geografia na Universidade Federal do Paraná. Esse material teve o foco em explorar a temática de inundações e enchentes no ...
    • GUIA E PLANO DE AULA - GOOGLE MYMAPS 

      Dalmolin, Adriano Duarte; Mocelin, Laura; Silva, Marina (Trabalho Final da Disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografia, 2024-12-16)
      O material "Google MyMaps como recurso para aula de Geografia + aula de campo" foi desenvolvido na disciplina "Geotecnologias no Ensino da Geografia", do curso de Geografia, da Universidade Federal do Paraná. Tem como ...
    • Anatomia de um artigo científico 

      Cata-Preta, Bianca O; Pereira, Vitor (2025-01-27)
      Neste e-Book você encontrará informações sobre os elementos textuais e gráficos de um artigo científico.
    • Imagens de Luta. Imagens de Resistência 

      Corrêa, Ronaldo; Fonseca, Ken (Universidade Federal do Paraná. Departamento de Design, 2024-10-09)
      Catálogo da exposição "Imagens de Luta. Imagens de Resistência". Contem a apresentação do argumento curatorial, os cartazes que fizeram parte de série exposta, os textos críticos sobre cada cartaz, somado ao registro das ...
    • Cadernos de Teoria e História do Design v.2: Aproximações com a Memória Gráfica Brasileira 

      Grabowski, Ariadne; Zambenedetti, Aulio; Escobar, Bolívar Teston de; Costa, Julio Teodoro da; Casagrande, Lariane; Fadel, Luciane Maria; França, Maureen Schaefer; Andrade, Rafael de Castro; Gapski, Raquel; Corrêa, Ronaldo de Oliveira; Lima, Thais Dyck dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná, 2024)
      Este volume dos Cadernos de Teoria e História do Design é o resultado de uma disciplina sobre Memória Gráfica Brasileira ofertada no PPGDesign da Universidade Federal do Paraná, que foi ministrada pelo prof. Rafael de ...
    • Piolho - e agora? 

      Lima, Alessandra Muniz; Fiel, Ana Carolina Santos; Cotta, Clarisse Jarbas; Neto, Edemar Eckel; Nunes, Eduarda Cristina Ferreira; Martins, Fernanda Galvao; Sganzerla, Giovanna Vargas; Chemin, Isabela Aurora Stabach; Pytlak, Kimberly G.; Melo, Mônica Moreira; Oliveira, Vitória Rocha; Oliveira, Cristiane da Silva Paula; Cata-Preta, Bianca O (2024-07-19)
      Folder educativo sobre contágio, tratamento e prevenção da pediculose.
    • Guia didático: mapeamento colaborativo no Google Earth Web 

      Alencar, Lívia de Arruda (Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia, 2024-06-07)
      Esse guia didático é o produto final do Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Geografia, coordenado pela professora Elaine de Cacia de Lima Frick, e tem como objetivo abordar as potencialidades do uso do Google ...
    • EXPLORANDO RIOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DOS PADILHA - CURITIBA-PR 

      Bedretchuk, Gabrielle Mayumi Budal (Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia (UFPR), 2024-04-19)
      Este guia resulta da conclusão do curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Paraná, originado de um artigo e TCC sobre Educação Ambiental na Bacia do Ribeirão dos Padilha - Curitiba/PR. Foi elaborado ...
    • Guia Didático - Desvendando as Águas e Fluxos Escondidos 

      Ramos, Patrícia Silva (Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia (UFPR), 2024-04-16)
      Este guia didático foi desenvolvido como produto final do Trabalho de Conclusão de Curso “Desvendando as águas e fluxos escondidos: reconquista da identidade dos rios urbanos descaracterizados a partir de imagens históricas ...