Bullyng : a intolerância entre estudantes
Resumo
Resumo : A violência é um fenômeno crescente na sociedade. A escola, enquanto espaço de interação social não está protegida desses acontecimentos. É nesse espaço que crianças e adolescentes se relacionam, formam grupos de amizades e também vivem seus conflitos que, por muitas vezes, envolvem situações de violência e bullying. O presente artigo tem por objetivo analisar casos de bullying em uma escola Municipal de Ensino Fundamental da periferia de São Paulo, evidenciando onde a violência se manifesta, quais os tipos de violência mais frequente na escola, a quem os/as estudantes procuram quando se sentem vitimizados e quais as intervenções possíveis. Para tanto foi realizada pesquisa mista. 490 estudantes do 3º ao 9º ano responderam a uma pesquisa realizada no laboratório de Informática da escola. A partir daí realizou-se uma análise desses dados e uma pesquisa bibliográfica em que foram observadas as implicações psicológicas do bullying para os envolvidos, as questões legais, as possibilidades de intervenção e busca de parcerias para minimização de casos de violência no ambiente escolar.