Professoras da rede pública da educação infantil de Blumenau e a sexualidade das crianças de três a quatro anos : dificuldades, desafios e possibilidades.
Resumo
Resumo : A educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é concebida como importante momento para a construção da subjetividade do ser. Essa construção vem acompanhada também pelo desenvolvimento sexual da criança. O presente artigo tem como objetivo explicitar como algumas das professoras da educação infantil podem discutir a sexualidade na faixa etária que compreende dos três a quatro anos em duas instituições de educação infantil no município BlumenauSC. A escolha de seis educadoras se deu levando-se em conta seu tempo de serviço e sua formação. Consideramos viável o emprego da pesquisa qualitativa, por meio de um questionário aberto, formulado com sete perguntas para coleta de dados. Entrelaçado a este momento, tivemos ainda, a oportunidade de uma conversa franca sobre a temática: as dificuldades, os conflitos e as possibilidades, vivenciadas nos Centros de Educação Infantil. Também houve a possibilidade da exposição de filmes e reportagens, enriquecendo o debate e incitando maiores reflexões, mesmo após o encerramento deste artigo. Nossa pesquisa está apoiada numa gama de autores que já discutem temáticas relativas à sexualidade e educação, entre eles, citamos: Bazílio e Kramer, Freire, Minayo, Nunes e Silva, também o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica, este último, como sendo o principal apoio para planejamentos das atividades dos CEIS de Blumenau, elaborado com a participação dos profissionais da educação de Cidade. Ao buscar entender como as professoras lidam com a sexualidade na educação infantil, verificamos que a insegurança, a escassez de formações sobre o tema e o próprio preconceito são os resultados que permeiam as dificuldades para conceber uma proposta de educação para a sexualidade das crianças de três a quatro anos.