• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Preto, pardo e indígena : o(a) estudante ingressante através do Sistema de Ações Afirmativas no ensino técnico integrado ao nível médio no Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul e os enfrentamentos para o ingresso, permanência e êxito escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - TALITA DEANE ERN.pdf (554.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Ern, Talita Deane
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho é um estudo de caso que envolveu estudantes ingressantes no ensino técnico integrado ao nível médio no Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul no ano de 2015 que se autodeclararam preto, pardo e indígena. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa. Os procedimentos utilizados foram o levantamento bibliográfico sobre ações afirmativas na esfera educacional no contexto brasileiro, pesquisa documental e aplicação de questionário. A pesquisa foi executada durante o segundo semestre de 2015 e proporcionou identificar o perfil dos estudantes ingressantes através do Sistema de Ações Afirmativas e alguns fatores que contribuem para o ingresso, permanência e evasão destes. A política de assistência estudantil aparece como um conjunto de ações e serviços que potencializam a permanência do estudante, contudo, identificou-se que a evasão e a retenção são fenômenos que envolvem fatores multidimensionais, reforçando a necessidade de implementação de planos estratégicos, possibilitando o diagnóstico em relação às causas da evasão, bem como adoção de medidas administrativas e pedagógicas que contribuam para o seu enfrentamento.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51881
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV