• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Escolhe de menino ou de menina? Rompimentos e aceitações das fronteiras de gênero nas brincadeiras de crianças de 6 e 7 anos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - GILIANE DUARTE DE ALMEIDA.pdf (613.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Almeida, Giliane Duarte de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo reflete questões de gênero e educação. Analisa rompimentos e aceitações das fronteiras de gênero nas brincadeiras de crianças de 6 e 7 anos, identificando se alunos do 1º ano do ensino fundamental aceitam as fronteiras de gênero determinadas pela sociedade. Por meio de método qualitativo e quantitativo, analisou-se 118 crianças, sendo 62 meninos e 56 meninas em aulas de Educação Física. Situações propositais foram colocadas para identificar manifestações de comportamentos dos discentes conforme suas atitudes e opções de brincadeiras. Constatou-se em porcentagem, que os rompimentos ocorrem em maior número com meninos do que meninas; que parte dos alunos quando presenciam outra criança rompendo os padrões socialmente determinados de escolha de brincadeiras revelam atitudes de rejeição a este fato e justificam com conteúdos sexistas; que há crianças que rompem sem se importar com o que os colegas manifestam; e que um percentual de crianças manifesta receio nas opções da brincadeira e tentam disfarçar que estão rompendo os padrões esperados. Conclui-se a necessidade de se trabalhar questões de gênero na escola revisando conteúdos esteriotipados estabelecidos na sociedade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51902
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV