Implementação da lei 11.645/08 e o reconhecimento cultural do aluno negro na rede municipal do município da Lapa-PR
Resumo
Resumo: Este estudo trata das reflexões que se referem ao/a aluno/a negro/a e as questões curriculares que envolvem o ensino das relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e africana na escola. O estudo foi embasado pela realização de uma pesquisa de campo, que foi realizada na Escola Municipal "Prof. David da Silva Carneiro" localizada no município da Lapa-Pr. O objetivo geral consistiu em Identificar desafios e perspectivas da Lei nº 11.645/08 em uma escola da rede municipal de ensino da Lapa-PR. Apoiada em documentos referenciais da educação brasileira como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana buscou-se entender as perspectivas da inserção social da criança negra na escola, fazendo um elo entre aspectos presentes na Lei 11.645/08, com o cotidiano vivenciado na escola nos anos iniciais do ensino fundamental, tanto na ótica do currículo quanto na prática que engendra o cotidiano do aluno negro e a valorização da sua cultura.