Ensino de filosofia no ensino médio: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 106
-
A alegoria da caverna de Platão : o impacto da alegoria da caverna de Platão no ensino de filosofia para o 1º ano F da Escola Estadual São Cristóvão em São José dos Pinhais PR
(2018)Resumo: Este trabalho refere-se à importância do texto Alegoria da Caverna de Platão para os primeiros anos do ensino médio, bem como o impacto causado na visão do dia a dia dos alunos quando estes descobrem, através deste ... -
O uso de tecnologias de comunicação no ensino e aprendizagem da filosofia no ensino médio das escolas públicas do Paraná
(2016)Resumo : Este trabalho descreve o ensino de Filosofia implantado em 2008 nas escolas de Ensino Médio no Paraná, o qual, ainda hoje, ocasiona reflexões sobre os caminhos padagógicos a serem seguidos. Analisa os posicionamentos ... -
Transgênicos : uma ameaça à ética , aos valores sociais e à atividade científica
(2016)Resumo : O objetivo deste trabalho é compreender, a partir do tema sobre a utilização dos transgênicos, a relação entre a ética, os valores sociais e cognitivos e a atividade científica Com base no tema proposto, será ... -
Trabalho liberdade ou submissão
(2015)Resumo : O trabalho se torna de fundamental importância para a humanidade e o jovem pode contribuir de forma significativa com a sociedade, que se transforma através de atividades trabalhistas. O ensino da filosofia no ... -
O texto filosófico : possibilidades do envolvimento e prazer na leitura filosófica no 1º ano do ensino médio
(2016)Resumo : Essa pesquisa teve como objetivo compreender a importância de trabalhar a disciplina de Filosofia para o aluno do 1º ano do Ensino Médio, buscando o envolvimento e prazer na leitura filosófica, bem como, levar os ... -
O texto filosófico como possibilidade de experiência do filosofar ativo aos estudantes do ensino médio
(2015)Resumo : Com a finalidade de contribuir para a qualidade do ensino de filosofia no ensino médio através da recomendação do uso dos textos filosóficos em sala de aula, esta pesquisa propõe, primeiramente, apresentar uma ... -
O tema da homossexualidade em Foucault : convite à resistência à homofobia presente dentro dos muros da escola
(2015)Resumo : Compreender o sentido da educação, o papel da escola e da prática pedagógica e as suas relações com a sociedade e com as demandas sociais se faz necessário e fundamental nos dias atuais, sobretudo preocupando-se ... -
Sujeitos da educação na luta por reconhecimento
(2016)Resumo : O presente estudo se propõe a analisar os sujeitos da educação na contemporaneidade e seu movimento em torno da luta por reconhecimento. Bem sabemos que os traços da modernidade versus contemporaneidade configuraram ... -
Relações de poder : ensinando poder no ensino médio a partir do urbano
(2016)Resumo : Como ensinar a nossos alunos que o poder está permeado nas relações urbanas de construção desse espaço sobre o espaço natural e seus agentes construtores? -
A relação do conhecimento com a filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : A filosofia busca por uma compreensão da realidade, a reflexão de um todo. Busca pela verdade de um ponto de vista filosófico, exigente a racionalidade, com coerência e lógica. É de suma importância a filosofia ... -
O papel da filosofia na formação do aluno do ensino médio
(2015)Resumo : Após um período de ausência a disciplina de filosofia retomou seu lugar de direito, foi reinserida na grade curricular do ensino médio. Sempre que abordamos o tema ensino de filosofia, temos que legitimá-lo, pois ... -
Obstáculos pedagógicos para a aprendizagem de filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : Este ensaio busca abordar a pedagogia do ensino de Filosofia no Ensino Médio, fundamentado na perspectiva construtivista do filósofo francês Gaston Bachelard. O mesmo propôs a existência de obstáculos epistemológicos, ... -
A neutralidade tecnológica e a sala de aula : análise teórica e prática de Pierre Levy
(2016)Resumo : Ao longo deste trabalho faremos uma investigação sobre o processo de ensino de filosofia e as novas tecnologias. Sabemos que com o advento do século XXI as novas ferramentas tecnológicas vieram para ocupar papel ... -
O mundo de Sofia como recurso didático para introdução à filosofia
(2015)Resumo : A escola pública do Estado do Paraná não comtempla o ensino de filosofia no ensino fundamental. Com a falta de conhecimento da disciplina de filosofia em sua formação. Ao avançarem para o ensino médio, os alunos ... -
Método socrático : uma metodologia para filosofia
(2015)Resumo : Um método de entendimento deve ter como base um bom conhecimento sobre O método de Sócrates objetiva o despertar crítico do cidadão consigo mesmo ele aguça o buscar conhecer cada vez mais e faz por si só uma busca ... -
Jean Paul Sartre e a liberdade : uma perspectiva didática
(2015)Resumo : A liberdade é um tema fundamental intrínseco á condição humana. Os seres humanos estão condenados á esta condição, não podendo escapar dela, a liberdade pesa-lhes como um fardo sobre sua existência. Condenado a ... -
A formação continuada de professores de filosofia, do ensino médio, por meio de um grupo de estudos
(2016)Resumo : Reconhecendo a importância de uma formação continuada que considere as experiências dos professores, porém, que privilegie também reflexões conceituais sobre suas práticas, pretende-se analisar como as atividades ... -
Filosofia no ensino médio, o que ensinar e como ensinar? Trabalhando e adaptando conceitos e sala de aula. : Como o uso de conceitos em sala de aula podem ajudar os estudantes de ensino médio a desenvolverem aptidões para formular um pensamento concreto?
(2015)Resumo : A grande dificuldade encontrada nos dias atuais pelos professores e professoras da educação básica, é tamanha, que se tem buscado alternativas para sala de aula onde se consiga cativar a atenção dos educandos. ... -
Filosofia no ensino médio : reflexões a partir de uma experiência da autonomia dos estudantes, com base no texto"O que é esclarecimento", de Kant, uma experiência libertadora
(2015)Resumo : Neste artigo objetivou-se mostrar a importância de desenvolver o tema de reflexões sobre o ensino de filosofia com instrumento de autonomia em contextualização, percebe-se que que novos paradigmas se fazem presentes ...