Ensino de filosofia no ensino médio: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 106
-
O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
(2018)Resumo: A presente monografia tem por objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica os encaminhamentos metodológicos para o ensino de Filosofia como criação de conceitos presentes nas Diretrizes Curriculares de ... -
Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula
(2018)Resumo : A garantia de acesso à filosofia nas aulas ministradas no ensino médio é preocupação fundamental de todo professor de filosofia. Afinal, o risco de errar é grande. Pode-se recair, por um lado, em um conteudismo, ... -
A educação para a liberdade na obra Emílio de Jean-Jacques Rousseau
(2018)Resumo : A presente pesquisa pretende apresentar uma breve e panorâmica visão da abordagem que Jean-Jacques Rousseau faz sobre a educação a partir de sua obra Emílio ou da Educação. Com base em suas reflexões a proposta é ... -
A educação ambiental como possibilidade interdisciplinar para o ensino de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo : Este trabalho foi apresentado como trabalho de conclusão de curso de pósgraduação em Ensino de Filosofia no Ensino Médio e teve como objetivo refletir sobre a possibilidade de desenvolver aulas de Filosofia com ... -
A edificação do estado civil como justificativa para paralisação da violência em Thomas Hobbes
(2018)Resumo : O presente texto, intitulado "A edificação do Estado Civil como justificativa para paralisação da violência em Thomas Hobbes", é fruto da conclusão do curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio ... -
As dores do mundo : uma análise didático filosófica de aforismas do filósofo Arthur Schopenhauer
(2018)Resumo : A filosofia busca consolidar seu espaço no campo da educação básica. De modo que o professor de filosofia no ensino médio é um dos importantes agentes nesta busca, uma vez que tem à sua disposição o grande público, ... -
Diálogos com a obra O Livre Arbítrio, de Agostinho de Hipona : ouvindo os alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Porto Seguro
(2018)Resumo : Este trabalho faz considerações teórico-metodológicas sobre a pesquisa a respeito do relacionamento em sala de aula, do professor de filosofia com os alunos de 1º ano do Ensino Médio. Por ser um assunto polêmico, ... -
Descobrindo a filosofia com o mundo nerd e geek
(2018)Resumo: O presente trabalho se propõe a apresentar a Filosofia ao público jovem por meio de temas e problemas que são encontrados nas produções culturais das obras Geek e Nerd. Desde seu nascimento, há mais de 2500 anos, ... -
Os desafios do ensino de filosofia na aplicação a lei 10639/03 atendendo aos princípios dos direitos humanos
(2018)Resumo : O ensino médio tem se tornado, a cada dia, mais desafiador. Isso porque, o perfil dos alunos existentes atualmente na escola é diferente dos alunos de alguns anos atrás – uma vez que, estes são bombardeados por ... -
A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
(2018)Resumo: Este trabalho busca explicitar a importância do uso de texto "puro" em sala de aula, ou seja, textos de cunho científico e/ou filosófico na grade curricular do Ensino Médio, a partir da concepção dialética dos ... -
Cidadania e espaço público em Hannah Arendt
(2018)Resumo : O presente trabalho refere-se ao estudo dos conceitos de cidadania e spaço público na teoria de Hannah Arendt, tendo como principais fontes as obras "A Condição Humana" e "A dignidade da política". Através de ... -
Cibereducação : a Ágora eletrônica do conhecimento
(2018)Resumo : Pesquisa de caráter qualitativo e documental que tem como referencial teórico os conceitos formulados por Pierre Lévy (1993; 1995; 1996; 1998; 1999; 2003;) e Eli Pariser (2012). O objetivo deste estudo foi discutir, ... -
Engajamento e literatura em Jean-Paul Sartre e suas contribuições para a experiência filosófica em sala de aula
(2018)Resumo : Este trabalho tem como objetivo apresentar as possibilidades de uma prática filosófica em sala de aula, a nível de Ensino Médio, com base nas obras literárias de Jean-Paul Sartre. Deste modo, a proposta deve abordar ... -
Hans Jonas em sala de aula : o dualismo como problema filosófico. Uma reflexão no ensino médio
(2018)Resumo : O presente trabalho refere-se a uma proposta de ensino de filosofia no ensino médio tendo como obra de referência a A filosofia a partir de seus problemas. Essa proposta tem como fundamento o ensino da filosofia ... -
Frankenstein e a responsabilidade do cientista : um diálogo entre a ficção e a filosofia da ciência
(2018)Resumo : A filosofia da ciência é parte integrante do currículo de filosofia no ensino médio, no Paraná ela deve ser aplicada no terceiro ano. Nosso trabalho apresenta uma sugestão de temática e abordagem de introdução a ... -
A felicidade segundo Epicuro : em uma proposta transdisciplinar
(2018)Resumo : O presente trabalho refere-se à uma proposta transdisciplinar que tem como foco principal de pesquisa a felicidade em Epicuro. Inicialmente são apresentados os parâmetros conceituais sobre a transdisciplinaridade ... -
O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio
(2018)Resumo : Este artigo tem como finalidade refletir sobre a diversidade cultural da comunidade escolar e mostrar caminhos para os profissionais da educação alcançarem bons resultados num ambiente tão diversificado de hábitos, ... -
Apontamentos sobre a percepção do lugar da mulher no magistério, sob uma perspectiva filosófica
(2018)Resumo: O presente trabalho refere-se a apontamentos a respeito da percepção da mulher/professora sob uma perspectiva filosófica. A proposta dessa pesquisa é a de ir além do que se tem constatado quanto ao papel do magistério. ... -
Angústia, melancolia e suas implicações nos jovens estudantes do século XXI : diálogos entre a filosofia de Kierkegaard e a obra "Infância" de Graciliano Ramos
(2018)Resumo: Neste trabalho, propomo-nos a investigar e analisar um problema que acompanha a humanidade desde os seus primórdios: a angústia. A inquietação da alma, angústia ou melancolia, de acordo com as pesquisas realizadas, ... -
A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana
(2018)Resumo: No processo de formação dos profissionais de nível médio subsequente, ainda existem problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem das disciplinas relacionadas às ciências humanas. Os cursos são voltados ...