Ensino de filosofia no ensino médio: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 106
-
Filosofia e meio ambiente no ensino médio
(2016)Resumo : O presente trabalho tem a intenção de apresentar uma proposta interdisciplinar para articular conhecimentos e práticas pedagógicas entre as disciplinas de filosofia e educação ambiental, sendo que tais práticas ... -
Filosofia e ENEM : uma realidade a se pensar
(2016)Resumo : Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar o ensino de filosofia no Ensino Médio. Passando a situar seu ensino a partir da legislação da filosofia, ou seja, a Lei que rege seu ensino, embora não torne ... -
Filosofia do cotidiano em Lou Marinoff : a filosofia na rotina dos discentes de ensino médio
(2015)Resumo : A presente pesquisa se propõe a contribuir para a fomentação de debates relacionados às práticas pedagógicas do ensino de Filosofia nas salas de aula de Ensino Médio, bem como a utilização da Filosofia no cotidiano ... -
A felicidade a partir da obra de Beata Vita de Santo Agostinho
(2015)Resumo : felicidade é um tema discutido por muitos filósofos. Santo Agostinho, na obra De Beta Vita, faz uma tentativa filosófica de mensurar o conceito de felicidade a partir da via teológica. Com a promoção de um encontro, ... -
Estética em sala de aula
(2015)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo descobrir como abordar e aprofundar o tema ‘estética em sala de aula’. Com o intuito de conseguir a solução para esse problema, será necessário conceituar estética, relacionar ... -
Ensino de filosofia no pensamento kantiano com abordagem para o ensaio "Resposta a pergunta : O que é esclarecimento"
(2016)Resumo : O objetivo deste trabalho é a de analisar o pensamento kantiano com destaque especial em seu referido texto publicado em 1783 com o título "Resposta a pergunta: O que é Esclarecimento". Para tanto em um primeiro ... -
O ensino de filosofia no ensino médio : das questões de método a emancipação
(2015)Resumo : Este estudo tem como objetivo discutir o ensino de filosofia, configurando a emancipação intelectual como princípio necessário a prática de ensino, frente aos problemas e questões de método que marca o retorno da ... -
O ensino de filosofia na modalidade de EJA no estado do Paraná : e o tempo para filosofar?
(2015)Resumo : Dentre as modalidades de oferta do Ensino Médio brasileiro tem-se a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual grande parte dos estudantes se encontra na faixa etária acima dos 18 anos, e muitos dos quais já ... -
Ensinar filosofia ou ensinar filosoficamente : um novo paradigma da educação sob ponto de vista de Edgar Morin
(2015)Resumo : Este artigo tem como finalidade analisar o papel da Filosofia na educação não apenas como disciplina programática mas também como nova abordagem do conhecimento na educação básica de acordo com o ponto de vista ... -
Educar os mestres para mudar a educação brasileira
(2015)Resumo : Este trabalho apresenta uma análise e reflexão acerca da Educação e dos professores (as) de Filosofia que atuam no ensino médio. A fim de situar o estudo, primeiramente foram elencados, os aspectos históricos sobre ... -
Educação e niilismo : por uma formação do indivíduo em oposição à ideologia estatal
(2015)Resumo : Este trabalho busca levantar uma abordagem alternativa às discussões no âmbito do ensino, entendendo que um novo mundo se apresenta e que este deve da mesma forma ter a formação educacional que se aproxime de certa ... -
A educação como formação para a emancipação segundo a filosofia de adorno
(2015)Resumo : Este estudo tem como objetivo a analise do conceito emancipação a partir da filosofia de Theodor W. Adorno. A emancipação é uma das metas para a educação, pois é a partir da emancipação que podemos livrar o homem ... -
O discurso existencialista em sala de aula : as questões existenciais do mundo adolescente através de videoclipes
(2015)Resumo : O principal objetivo dessa pesquisa é a sensibilização dos alunos de Ensino Médio para a construção de problemas filosóficos através de vídeos musicais que expressem temas existencialistas. As questões existencialistas ... -
O desafio de uma didática objetiva para o ensino de filosofia no ensino público do Brasil
(2015)Resumo : Com o retorno da filosofia como disciplina obrigatória da grade curricular do ensino público no Brasil, constata-se um interesse crescente por esta área de conhecimento, um interesse, até pouco tempo atrás, não ... -
Desafio de ensinar filosofia para o ensino médio
(2015)Resumo : A educação é um conjunto de ações que diferencia a humanidade: o ser humano transcende seu status animal, ele vai além de seus instintos: compreende, reelabora, reflete, cria e recria, critica, aprende, ensina. A ... -
Contribuições Kantianas para o ensino de filosofia no ensino médio
(2016)Resumo : O presente trabalho trás um enfoque sobre a contribuição do filósofo Emmanuel Kant especificamente no seu texto "Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento?" Apesar de escrito em 1773, ainda é um texto atual e ... -
Contribuições do ensino de filosofia à educação ambiental, 2015
(2015)Resumo : Neste trabalho, apresentamos a contribuição da filosofia enquanto disciplina no ensino médio para a educação ambiental, visto que ela enquanto disciplina curricular tem importante papel na formação da consciência ... -
Concepção de justiça e sua aplicação analógica no ensino médio
(2016)Resumo : Este trabalho de conclusão de curso, realizado com base em pesquisa científica, faz uma abordagem acerca de uma concepção filosófica sobre justiça e sua analogia no âmbito do ensino médio