• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A edificação do estado civil como justificativa para paralisação da violência em Thomas Hobbes

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - EVANDRO JOSE MACHADO.pdf (604.6Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Machado, Evandro José
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente texto, intitulado "A edificação do Estado Civil como justificativa para paralisação da violência em Thomas Hobbes", é fruto da conclusão do curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio - Turma 2017, da Universidade Federal do Paraná – UFPR. O texto tem como proposta de trabalho uma aula de Filosofia Política, para a turma do Segundo Ano do Ensino Médio, a partir da reflexão conceitual do pensamento político de Thomas Hobbes. A ideia inicial é partir da problematização real e cotidiana dos estudantes, pedindo para que eles apontem como seria uma comunidade humana na ausência do poder comum. Depois disso, demonstrar a imperiosa necessidade de existir um poder comum e soberano a todos os particulares, para que os contenha e os delimite em suas liberdades individuais; tomando como base o pensamento político de Thomas Hobbes. O texto está dividido em duas partes: Na primeira parte será apresentada a condição natural do homem e a necessidade de pactuar e, como efeito, o problema da liberdade no Estado Civil, de modo que o Estado Civil é compreendido como um artifício para paralisar o combate geral entre os indivíduos. Além do mais, far-se-á um paralelo como a noção de Estado de John Locke. Na segunda parte, com o título de encaminhamentos metodológicos, a pretensão é apresentar como o Ensino de Filosofia, por uma Educação Menor, pode angariar resultados satisfatórios e, por fim, a proposta de Aula: Filosofia Política: A Origem do Estado Civil em Thomas Hobbes
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56813
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV