Apontamentos sobre a percepção do lugar da mulher no magistério, sob uma perspectiva filosófica
Resumo
Resumo: O presente trabalho refere-se a apontamentos a respeito da percepção da
mulher/professora sob uma perspectiva filosófica. A proposta dessa pesquisa é
a de ir além do que se tem constatado quanto ao papel do magistério. Uma vez
compreendida a relevância do trabalho docente, levando em consideração que
as mulheres são maioria no campo de atuação da educação brasileira, a ideia é
a de entender o seu lugar na docência sob o olhar da filosofia. A metodologia
utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e pode ser aplicada no ensino médio. Para
fundamentar teoricamente essa abordagem utilizou-se a ideia de humanidade
existente na obra de Voltaire, ressaltando os conceitos de liberdade e igualdade.
Os resultados da pesquisa evidenciaram que é possível, a partir dos estudos
propostos, na disciplina de filosofia, favorecer a compreensão do lugar da mulher
na docência, bem como despertar nos estudantes a criticidade a respeito do
tema, em busca de uma sociedade com igualdade entre os gêneros. Abstract: The present work refers to notes about the woman / teacher's perception from a
philosophical perspective. The purpose of this research is to go beyond what has
been verified regarding the role of the teaching profession. Once the relevance
of the teaching work is understood, taking into account that women are the
majority in the field of Brazilian education, the idea is to understand their place in
teaching under eyes of philosophy. The methodology used was the
bibliographical research, the application is possible to use in high school. The
idea of humanity existing in Voltaire's work was used, in order to base this
approach theoretically, emphasizing the concepts of freedom and equality. The
results of the research showed that it is possible from the proposed studies in the
discipline of philosophy, to promote the understanding of the place of women in
teaching, as well as to awaken in students the criticism about the subject in
search of a society with equality between the genres.