• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Apontamentos sobre a percepção do lugar da mulher no magistério, sob uma perspectiva filosófica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LEODIMERI ZILLI RIBEIRO.pdf (205.4Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Ribeiro, Leodimeri Zilli
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho refere-se a apontamentos a respeito da percepção da mulher/professora sob uma perspectiva filosófica. A proposta dessa pesquisa é a de ir além do que se tem constatado quanto ao papel do magistério. Uma vez compreendida a relevância do trabalho docente, levando em consideração que as mulheres são maioria no campo de atuação da educação brasileira, a ideia é a de entender o seu lugar na docência sob o olhar da filosofia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e pode ser aplicada no ensino médio. Para fundamentar teoricamente essa abordagem utilizou-se a ideia de humanidade existente na obra de Voltaire, ressaltando os conceitos de liberdade e igualdade. Os resultados da pesquisa evidenciaram que é possível, a partir dos estudos propostos, na disciplina de filosofia, favorecer a compreensão do lugar da mulher na docência, bem como despertar nos estudantes a criticidade a respeito do tema, em busca de uma sociedade com igualdade entre os gêneros.
     
    Abstract: The present work refers to notes about the woman / teacher's perception from a philosophical perspective. The purpose of this research is to go beyond what has been verified regarding the role of the teaching profession. Once the relevance of the teaching work is understood, taking into account that women are the majority in the field of Brazilian education, the idea is to understand their place in teaching under eyes of philosophy. The methodology used was the bibliographical research, the application is possible to use in high school. The idea of humanity existing in Voltaire's work was used, in order to base this approach theoretically, emphasizing the concepts of freedom and equality. The results of the research showed that it is possible from the proposed studies in the discipline of philosophy, to promote the understanding of the place of women in teaching, as well as to awaken in students the criticism about the subject in search of a society with equality between the genres.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56829
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV