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    A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana

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    R - E - MARCELO PEREIRA DE OLIVEIRA.pdf (1.231Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Oliveira, Marcelo Pereira de, 1981-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: No processo de formação dos profissionais de nível médio subsequente, ainda existem problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem das disciplinas relacionadas às ciências humanas. Os cursos são voltados para ambiente industrial e tecnológico e o ensino da filosofia não é contemplado nos projetos políticos pedagógico, planos de ensino, currículos, diretrizes e manuais dos cursos técnicos do Ministério de Educação e da Secretaria de Educação do Paraná. A filosofia e a sociologia são disciplinas obrigatórias no currículo do ensino médio a partir da promulgação da lei 11.684/2008. Segundo Brasil (2008, p.1) a Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio, na qual a educação profissional faz parte. Com a promulgação do PNE - Plano Nacional de Educação (2014) foram definidas 20 metas que determinam diretrizes, metas, ações e estratégias para a melhoria da educação básica. Na meta 11 ficou estabelecido que as matrículas para educação Profissional técnica, serão triplicadas na década de 20 do século XXI, saindo de 1.775.324 em 2016 para 5.224.584 milhões de matrículas até 2024. Diante desse cenário de ampliação das matriculas na educação profissional, inúmeros serão os desafios para a formação de profissionais para o mundo do trabalho com consciência e percepção de problemas filosóficos, sociológicos e questões sociais da sua realidade. A compreensão dos cenários políticos, econômicos, sociais do mundo do trabalho serão alguns dos desafios educação profissional
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56990
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

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