A educação ambiental como possibilidade interdisciplinar para o ensino de filosofia no ensino médio
Resumo
Resumo : Este trabalho foi apresentado como trabalho de conclusão de curso de pósgraduação em Ensino de Filosofia no Ensino Médio e teve como objetivo refletir sobre a possibilidade de desenvolver aulas de Filosofia com base nos princípios da Educação Ambiental. Para construir este trabalho, foi necessário aprofundamento teórico sobre o tema e uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no projeto de Pesquisa e Extensão na Universidade Federal do Paraná que articulou de modo interdisciplinar a Filosofia, Educação Física, Ciências e Geografia, e por fim a indicação das possibilidades para desenvolver aulas de Filosofia no Ensino Médio a partir de projeto Interdisciplinar sobre Bicicleta e a Educação Ambiental. O projeto da Bicicleta, como mobilidade urbana de baixo impacto ambiental nas aulas de Filosofia, proporcionou momentos de aprendizagem, nos quais os alunos e professores puderam construir seu conhecimento filosófico sobre problemáticas da vida cotidiana, e a partir destas problemática, pensar em novas ações sociais para uma vida mais equilibrada. Pode-se concluir que a Filosofia, se ensinada de modo a
problematizar os eventos do cotidiano como conteúdo das aulas, favorece a formação crítica e reflexiva, fundamentado em argumentos lógicos, e consolidados em autores clássicos que trazem reflexões filosóficas sobre a temática da relação entre ser humano e meio ambiente