40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 204
-
A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
(2022)Resumo: O direito à Educação é assegurado na Constituição de 1988 abrangendo desde a Etapa da Educação Infantil ao Ensino Médio. Muitas são as normativas e os documentos que sucedem a Constituição no sentido de esclarecer ... -
Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física
(2016)Resumo: Esta cartografia desenvolve-se em torno do corpo feminino deficiente, atravessado pelos conceitos da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Problematiza a invisibilidade dos afetos e, portanto, ... -
A educação ambiental na prática pedagógica de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola em São José dos Pinhais, PR
(2017)Resumo: A temática ambiental assume a cada dia uma importância maior e influência decisões e ações pelo mundo todo, nas diferentes esferas da sociedade. Os impactos negativos da ação humana sobre o planeta são cada vez ... -
Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
(2022)Resumo: Ao se verificar que em uma determinada escola da Rede Municipal de Educação de Curitiba, um grupo de professoras desenvolvia atividades relacionadas ao projeto de Educação em Direitos Humanos (EDH) fazendo uso de ... -
A mudança climática global e o ensino de ciências do ensino fundamental : conteúdos, metodologias, material didático e potencialidades para educação ambiental
(2016)Resumo: O fenômeno da mudança climática global causa impactos nos sistemas naturais e sociais, constituindo-se em um desafio posto a toda humanidade. Nesta perspectiva, a educação ambiental representa uma dimensão intrínseca ... -
A ação mediadora dos pedagogos na hora-atividade de professores do ensino médio : novas dimensões de atuação
(2016)Resumo: A presente dissertação objetivou investigar a ação mediadora desenvolvida pelos pedagogos de uma escola da rede estadual de Curitiba - Paraná, no contexto de uma formação continuada em serviço de professores do ... -
Análise de teses e dissertações sobre a formação de professores em educação ambiental para a conservação de recursos hídricos
(2016)Resumo: Atualmente os corpos d'água se apresentam altamente degradados. A Educação Ambiental é uma ferramenta importante para que esta situação seja superada. Para isto, a formação de professores tem papel fundamental. O ... -
Slam e escrita : percursos entre poéticas menores, experiência e educação
(2022)Resumo: Esta pesquisa tem como plano de experimentação cartográfica as batalhas de poesia falada do coletivo de rua slam das Gurias. Acolhe o incômodo trazido pela pandemia global, refaz o trajeto a ser percorrido pela ... -
Organização, planejamento e desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar
(2022)Resumo: O presente estudo apresentou como tema a organização, o planejamento e o desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar. A pesquisa emergiu da minha vivência profissional como pedagoga ... -
Formação continuada de professores na escola na perspectiva da educação integral : um estudo de caso na Escola Municipal Profª Maria Emília Steiger - EIEF
(2022)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de Formação Continuada de professores desenvolvido na escola de Educação Integral em Tempo Integral no município de Telêmaco Borba-PR. Trata-se de uma ... -
A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares
(2021)Resumo: O objetivo dessa investigação é problematizar o campo da organização do trabalho pedagógico na escola pública, no contexto de atuação do pedagogo, analisando o dispositivo pedagógico nos processos de escolarização. ... -
Ensino de produção de texto : repensar e recriar a prática pedagógica numa perspectiva autonarrativa docente na educação básica
(2022)Resumo: A produção escrita na escola não é considerada por muitos como uma tarefa fácil e durante um longo período teve como preocupação os aspectos gramaticais em detrimento a sua função social e do estudante como seu ... -
Dispositivos digitais como objetos digitais de aprendizagem : uma curadoria com enfoque na prática educativa da educação básica
(2022)Resumo: A dissertação originou-se no contexto da pandemia da Covid-19, momento em que a educação não pôde ser presencial e passou a ser no modelo híbrido, e mediada por tecnologias digitais. Constatou-se a necessidade de ... -
A cultura popular caiçara : diálogos entre os saberes do fandango e as aprendizagens em uma escola na Ilha dos Valadares
(2022)Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de compreender como dialogam os saberes e fazeres populares da cultura caiçara, presentes na manifestação do fandango, com os conhecimentos escolares. Teve como aporte ... -
As artes performáticas de uma comunidade de contadores de histórias
(2021)Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender como meus recursos internos, enquanto professora, foram sendo aflorados na experiência de aprender/ensinar o ofício de narrar a partir das vivências com os estudantes ... -
A formação continuada do professor da educação infantil em educação ambiental : uma proposta dos profissionais da rede municipal de São José dos Pinhais/PR
(2022)Resumo: A formação em Educação Ambiental (EA) se apresenta como uma das importantes contribuições para a efetivação do trabalho com esta temática na educação. A presente pesquisa aborda a formação continuada do professor ... -
O processo de escolarização de crianças imigrantes na cidade de Joinville - SC
(2022)Resumo: Vivemos um dos maiores fluxos migratórios da humanidade, e a escola, cada vez mais têm recebido crianças imigrantes, desafiando-nos a novos olhares, novas perspectivas e novas práticas pedagógicas. A fim de investigar ... -
Uma pesquisa autonarrativa : a práxis na construção do professor de redação em professor de produção de texto
(2022)Resumo: Esta pesquisa insere-se na linha Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do PRPPG da UFPR e tem como objeto de estudo a pesquisa autonarrativa de um docente inserido tanto no ambiente formal de ensino quanto ... -
Percurso (auto)biográfico como professora de artes : um olhar sobre o desenho das crianças e seus momentos conceituais
(2021)Resumo: Na presente dissertação apresento meu percurso (auto)biográfico como professora de artes e o olhar sobre as práticas de desenho das crianças e seus momentos conceituais. Parto de propostas pedagógicas realizadas ... -
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
(2022)Resumo: A presente pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, contendo o seguinte questionamento de estudo: a formação continuada de alfabetizadores contribui para a implementação de práticas de leitura ...