40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 217
-
Mediações de leitura e formação do aluno-autor : desafios ao letramento literário no cotidiano escolar
(2016)Resumo: Este trabalho, por meio de uma pesquisa de natureza etnográfica, analisou o processo de letramento literário em uma turma de 3º ano e outra de 4º ano do ensino fundamental de escola municipal de Curitiba. A ... -
Prática das danças urbanas em contexto escolar : memória e atenção de escolares de 07 e 08 anos
(2022)Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar possíveis alterações na memória e atenção de escolares de 07 e 08 anos por meio da prática das danças urbanas como conteúdo curricular. A pesquisa teve desenho ... -
Matemática e educação infantil : percepções de professoras sobre articulações com os campos de experiência
(2022)Resumo: Esta dissertação pesquisou as articulações da Matemática e os Campos de Experiência preconizados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva de professoras que atuam com crianças de 4 a 5 anos no ... -
Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2022)Resumo: Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever. A alfabetização é o domínio da leitura e da escrita, ou seja, é o ato de ensinar a ler (decodificar) e a escrever (codificar). A escrita, em suas diversas formas, constitui ... -
Escrita e reescrita de narrativas ficcionais : uma pesquisa-ação orientada pelas propostas criativas de Gianni Rodari
(2022)Resumo: Encaminhar e avaliar a produção escrita das crianças sempre se apresentou como um tema desafiador em sala de aula. Mais ainda no que diz respeito às propostas de correção e de reescrita dos textos por elas construídos. ... -
A educação ambiental no contexto da implementação da base nacional comum curricular e do novo ensino médio
(2022)Resumo: A presente pesquisa insere-se nas discussões sobre a Educação Ambiental escolar dentro da concepção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da organização do Novo Ensino Médio. Em 2018 o Governo Federal aprovou ... -
Letramento literário : a formação de leitores no ensino médio
(2017)Resumo: Nesta dissertação são apresentados o processo e os resultados de uma pesquisaação realizada numa turma de 3º ano do ensino médio num colégio da rede estadual de ensino paranaense, situado na região Metropolitana ... -
Vozes desencontradas : a percepção dos estudantes do campo e da escola no campo
(2017)Resumo: Este estudo teve como objetivo geral compreender como o estudante que vive no campo percebe sua escola. Como caminho metodológico para apreensão dessa compreensão, foram realizados estudos com o intuito de captar ... -
Farol do saber : limites e possibilidades na formação de leitores de uma Biblioteca Escolar em Curitiba
(2016)Resumo: Este estudo de caso de natureza etnográfica investiga as mediações de leitura e formação de leitores no contexto de um Farol do Saber da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba (RMBE). A pesquisa se ... -
Diálogos entre o currículo e formação de professores : reflexões em torno do projeto-piloto Edupesquisa
(2016)Resumo: Essa dissertação trata da importância de discutir o currículo na formação continuada de professores, trazendo à tona a própria experiência docente e seu histórico de capacitações como demonstrativo da real necessidade ... -
Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba
(2016)Resumo: Esta dissertação apresenta uma investigação relacionada ao processo de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC Matemática na Rede Municipal de Curitiba, a partir das percepções ... -
Contribuições das metodologias participativas para o desenvolvimento da educação ambiental em espaços escolares
(2017)Resumo: Esta pesquisa toma como eixo de reflexão o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental no contexto escolar. Aborda as metodologias participativas como ferramenta para potencializar e contribuir com a ampliação ... -
Ciências da natureza na educação infantil : um estudo sobre a prática docente
(2017)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as características da prática docente em Ciências da Natureza do professor de Educação Infantil. Com a intenção de nos aproximarmos de respostas, analisamos a prática docente ... -
A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
(2022)Resumo: O direito à Educação é assegurado na Constituição de 1988 abrangendo desde a Etapa da Educação Infantil ao Ensino Médio. Muitas são as normativas e os documentos que sucedem a Constituição no sentido de esclarecer ... -
Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física
(2016)Resumo: Esta cartografia desenvolve-se em torno do corpo feminino deficiente, atravessado pelos conceitos da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Problematiza a invisibilidade dos afetos e, portanto, ... -
A educação ambiental na prática pedagógica de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola em São José dos Pinhais, PR
(2017)Resumo: A temática ambiental assume a cada dia uma importância maior e influência decisões e ações pelo mundo todo, nas diferentes esferas da sociedade. Os impactos negativos da ação humana sobre o planeta são cada vez ... -
Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
(2022)Resumo: Ao se verificar que em uma determinada escola da Rede Municipal de Educação de Curitiba, um grupo de professoras desenvolvia atividades relacionadas ao projeto de Educação em Direitos Humanos (EDH) fazendo uso de ... -
A mudança climática global e o ensino de ciências do ensino fundamental : conteúdos, metodologias, material didático e potencialidades para educação ambiental
(2016)Resumo: O fenômeno da mudança climática global causa impactos nos sistemas naturais e sociais, constituindo-se em um desafio posto a toda humanidade. Nesta perspectiva, a educação ambiental representa uma dimensão intrínseca ... -
A ação mediadora dos pedagogos na hora-atividade de professores do ensino médio : novas dimensões de atuação
(2016)Resumo: A presente dissertação objetivou investigar a ação mediadora desenvolvida pelos pedagogos de uma escola da rede estadual de Curitiba - Paraná, no contexto de uma formação continuada em serviço de professores do ... -
Análise de teses e dissertações sobre a formação de professores em educação ambiental para a conservação de recursos hídricos
(2016)Resumo: Atualmente os corpos d'água se apresentam altamente degradados. A Educação Ambiental é uma ferramenta importante para que esta situação seja superada. Para isto, a formação de professores tem papel fundamental. O ...