• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - MICHELE CAROLINE DA SILVA RODRIGUES.pdf (2.650Mb)
    Date
    2016
    Author
    Rodrigues, Michele Caroline da Silva, 1989-
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Resumo: Esta cartografia desenvolve-se em torno do corpo feminino deficiente, atravessado pelos conceitos da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Problematiza a invisibilidade dos afetos e, portanto, o reconhecimento de si do corpo deficiente feminino, corpo que se refere a jovens com deficiência intelectual leve estudantes da APAE de Curitiba; corpo que se apresenta como objeto de estudo e para o qual se organizou um trabalho de intervenção nas aulas de Educação Física. Nos três movimentos desta cartografia, busca-se compor um novo sentido desse corpo, uma nova percepção e reconhecimento de si. No primeiro movimento, contextualiza-se o corpo feminino e deficiente. No segundo, o corpo da tradição, da Educação Física e o desejo de um corpo mais sensível através do poder de ser afetado e na vontade de potência. Já no terceiro, abordamos a dança como potência ao encontro da multiplicidade dos corpos. Por fim, com as práticas da dança Contato e Improvisação, exploram-se as possibilidades do corpo feminino deficiente, fazendo com que as dimensões conceituais que o permeiam como multiplicidades, pluralidades e potencialidades sejam postas a bailar na expressão/improvisação. Almejou-se flexibilizar no contato entre corpos um processo de inserção cultural e expressão das diferenças, explorando um corpo sensível, um corpo sem órgãos potencialmente desejante. Palavras-chave: Corpo feminino deficiente; Dança Contato Improvisação; Educação; Educação Física; Filosofia da Diferença; Filosofísica.
     
    Abstract: This cartography is developed about the deficient female body, crossed the concepts of Philosophy of Gilles Deleuze and Felix Guattari difference. It discusses the invisibility of affections and therefore the recognition of other female deficient body, that refers to young people with mild intellectual deficiency students of APAE in Curitiba; body itself as an object of study and for which it organized an intervention work in physical education classes. In the three movements of this cartography, we seek to compose a new sense of that body, a new perception and recognition of oneself. In the first movement, it contextualizes the female and deficient body. In the second, the body of tradition, Physical Education and the desire for a more sensitive body through the power of being affected and in the will to power. In the third, we approach dance as power to meet the multiplicity of bodies. Finally, the dance practices Contact Improvisation explore the possibilities of the deficient female body, causing the conceptual dimensions such that the permeate manifolds, pluralities and potentialities be put to dance in the expression/improvisation. It longed for relax in contact between bodies a cultural integration process and expression. Of differences, exploring a sensitive body, a body without potentially desiring bodies. Keywords: Deficient female body; Dance Contact Improvisation; Education; Physical Education; Difference of philosophy; Philosophysics.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/45808
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV