40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 217
-
Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
(2023)Resumo: Pela presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa, Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) - pretende-se apresentar contribuições e interfaces do Yoga, a ... -
Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica
(2023)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo problematizar os Campos de Experiências sob as práticas pedagógicas na primeira etapa da Educação Básica - a educação infantil. Os principais documentos utilizados para análise foram ... -
O jogo matemático com princípios do desenho universal para aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva
(2022)Resumo: A educação enquanto direito de todos demanda práticas que envolvam todos os estudantes para além de suas necessidades especiais, desta forma este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa de intervenção ... -
Formação de alunos leitores na transição para o 6º ano : (re)construção de vínculos com a literatura no retorno ao ensino presencial
(2022)Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir da inquietação com o frágil vínculo com a literatura de estudantes ingressantes no 6º ano, o que foi agravado pela pandemia de Covid-19 e o consequente fechamento das ... -
Ateliê (des)educador
(2022)Resumo: Esta pesquisa narra um encontro entre ateliê, arte e infâncias, onde o espaço manifesta rastros de presenças e outros modos de pensar educação. Conforme os autores são apresentados, a escrita encontra a linha que ... -
A construção de jogos na perspectiva do desenho universal para aprendizagem : caminhos possíveis para experiênciasde aprendizagem na educação infantil
(2022)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação aborda o Desenho Universal e o Desenho Universal para Aprendizagem, na perspectiva inclusiva, com crianças de uma turma do pré-escolar de um Centro Municipal de Educação ... -
Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
(2022)Resumo: O interesse pela temática da presente pesquisa surgiu diante da necessidade impostada frente ao uso das tecnologias digitais pelos professores que atuam na Educação Infantil, durante as aulas na modalidade de ensino ... -
Tênis de campo na escola : a utilização de dicas de aprendizagem visando melhorar o foco de atenção em alunos do ensino fundamental
(2016)Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a eficácia do uso das dicas de aprendizagem no ensino de habilidades do tênis de campo, para alunos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O ensino do tênis de campo foi ... -
A importância da pesquisa para a formação continuada na prática pedagógica dos professores no ensino básico
(2016)Resumo: Este trabalho se insere na linha de Pesquisa Formação da Docência. O presente trabalho tem por objeto de pesquisa a Intencionalidade do professor em realizar estudos e pesquisas na prática cotidiana escolar. Tem ... -
Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa
(2016)Resumo: Esta pesquisa investigou se a experiência como pesquisador vivenciada pelos alunos do Ensino Fundamental em Atividade de Pesquisa de Opinião pode se converter em experiência matemática que possibilite aprendizagem ... -
A utilização das tecnologias digitais pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Piraquara
(2022)Resumo: A temática dessa dissertação investiga a utilização das Tecnologias Digitais pelos professores do Ensino Fundamental no município de Piraquara. Apresenta como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como ocorre ... -
Textos argumentativos em aulas de ciências : produção de sentidos na perspectiva do letramento científico
(2022)Resumo: No âmbito da pesquisa em ensino de Ciências, muito tem se falado a respeito do uso da argumentação como um instrumento para o processo de alfabetização científica, pois, além de ser uma abordagem profícua para a ... -
Processo de ensino e aprendizagem com utilização das tecnologias digitais na pandemia da Covid-19
(2022)Resumo: Esta pesquisa foi realizada articulando discussões sobre as mudanças nas formas de aprendizagem mediante a nova reconfiguração de espaço e tempo resultante do Ensino Remoto Emergencial. Neste contexto à escola se ... -
A BNCC e as práticas pedagógicas de formação de professores na educação infantil
(2022)Resumo: O objetivo dessa dissertação é problematizar as concepções da nova Base Nacional Comum Curricular que se constitui como um dispositivo de governamento das práticas pedagógicas, mais especificamente analisando como ... -
As aulas de educação física escolar na pandemia de Covid-19 : possibilidades e desafios para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação
(2022)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investiga as aulas de Educação Física escolar na pandemia de COVID-19, considerando as possibilidades e desafios para a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e ... -
O uso de dicas de aprendizagem no processo de ensino de habilidades motoras com crianças do primeiro ano de ensino fundamental
(2016)Resumo: A educação física para os anos iniciais do ensino fundamental deve buscar o ensino das habilidades motoras fundamentais que são como blocos de construção para o desenvolvimento de habilidades mais complexas. Como ... -
O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
(2016)Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a aquisição de habilidades motoras através do uso de dicas de aprendizagem, como estratégia cognitiva, com alunos com deficiência intelectual, classificada como leve e ... -
Uso, integração e apropriação de tecnologias e mídias digitais nas aulas de inglês nas escolas municipais de Curitiba
(2017)Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, de natureza explicativa, que foi realizada com os professores de língua inglesa que atuam nas escolas municipais de Curitiba ... -
Você brincou lá fora hoje? : os ambientes externos de uma instituição de educação infantil : o olhar das professoras
(2022)Resumo: A pesquisa se propôs a construir um processo de interlocução com professoras que atuam em uma unidade educacional de Educação Infantil no Município de Araucária-PR, tendo como objeto de investigação a utilização ... -
Matemática, geografia e cidadania : contribuições de um jogo educativo interdisciplinar para o desenvolvimento de habilidades no 3º ano do Ensino Fundamental
(2017)Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar as contribuições que o jogo educativo interdisciplinar "Localize-se" pode proporcionar para o desenvolvimento de habilidades nas disciplinas de ...