Matemática e educação infantil : percepções de professoras sobre articulações com os campos de experiência
Resumo
Resumo: Esta dissertação pesquisou as articulações da Matemática e os Campos de Experiência preconizados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a perspectiva de professoras que atuam com crianças de 4 a 5 anos no município de Taguaí - SP. A pesquisa possui caráter qualitativo e a modo escolhida para a coleta de dados foi o Grupo Focal. A participação dos sujeitos se deu em sete encontros, nos quais discutiu-se a origem dos Campos de Experiência e as interligações possíveis entre eles e a Matemática, bem como a elaboração de planos de aulas que contemplassem tal interligação. A Análise de Conteúdo de Laurence Bardin foi empregada na análise dos dados, emergindo três categorias, sendo elas: concepções subjacentes ao trabalho com a Matemática na Educação Infantil, trabalho com a matemática na Educação Infantil e Matemática e os Campos de Experiência. Identificou-se que o Grupo Focal serviu de caminho para proporcionar um momento de reflexão das professoras sobre as suas práticas didáticopedagógicas na pré-escola, e evidenciou-se que, apesar das dificuldades formativas, é possível articular, mobilizar e integrar a Matemática aos diferentes Campos de Experiência quando o trabalho é organizado de forma coletiva. Abstract: This dissertation researched the articulations of Mathematics and the Fields of Experience recommended in the National Curricular Common Base (BNCC), from the perspective of teachers who work with children from 4 to 5 years old in the city of Taguaí - SP. The research has a qualitative character and the method chosen for data collection was the Focus Group. The subjects' participation took place in seven meetings, in which the origin of the Fields of Experience and the possible interconnections between them and Mathematics were discussed, as well as the elaboration of lesson plans that contemplated such interconnection. Laurence Bardin's Content Analysis was used in the data analysis, emerging three categories, namely: conceptions underlying the work with Mathematics in Early Childhood Education, work with Mathematics in Early Childhood Education and Mathematics and Fields of Experience. It was identified that the Focus Group served as a way to provide a moment of reflection for teachers about their didactic-pedagogical practices in preschool, and it was evidenced that, despite the formative difficulties, it is possible to articulate, mobilize and integrate Mathematics to the different Fields of Experience when the work is organized collectively.
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