• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uso, integração e apropriação de tecnologias e mídias digitais nas aulas de inglês nas escolas municipais de Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CLARICE MARIA RAIMUNDO.pdf (2.746Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Raimundo, Clarice Maria
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, de natureza explicativa, que foi realizada com os professores de língua inglesa que atuam nas escolas municipais de Curitiba que ofertam aulas de 6º ao 9º anos. A pesquisa realizada teve como objetivo Investigar o ensino da língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos), na perspectiva de uso, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais, nas escolas públicas municipais de Curitiba. A fundamentação teórica orientou-se nos seguintes autores: Abeledo (2014), Jordão (2014; 2015; 2016), Pennycook (2007), Rajagopalan (2003; 2005; 2009; 2015), Belloni (2001; 2009), Castells (2009), Galeb; Sá (2016), Kenski(2007), Moran (2007) Lemos (2002; 2003), Lévy (1999), Sancho (1998; 2006), Sandholtz; Ringstaff; Dwyer (1997), Valente (2003; 2005), Forquin (1993), Morin (2004; 2012), Tardif (2004). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e suas análises foram realizadas por meio de Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011). Conclui-se que o processo de uso, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais pelos professores de língua inglesa da Rede Municipal de Educação de Curitiba se dá muito mais por interesse e motivação pessoais do próprio professor do que pelo tempo de serviço ou pelas exigências normativas de inclusão digital advindas de legislações vigentes. Constatou-se, ainda, que o processo não se efetivará enquanto toda a escola não estiver equipada tecnologicamente. Há a necessidade de que a formação continuada para os professores efetivamente contribua para a compreensão do uso das tecnologias e mídias digitais, enquanto componente colaborativo junto ao processo de ensino de língua inglesa no qual o professor reconfigure sua docência explicitando seu papel na relação entre currículo, prática pedagógica e processos de aprendizagem. Palavras-chave: Formação de professores; Desenvolvimento Profissional do Professor/Pedagogo; Tecnologias e Mídias Digitais; Língua Adicional; Língua Inglesa.
     
    Abstract: This dissertation presents a qualitative research of exploratory type and explanatory nature, which was carried out with the English language teachers who work in the schools of Curitiba County that offer classes from 6th to 9th grades. The research had as its aim to investigate the English language teaching in the last years of elementary school (6th to 9th grades), in the perspective of usage, integration and appropriation of technologies and digital media, in the public school from Curitiba County. The theoretical basis was supported by the following authors: Abeledo (2014), Jordão (2014; 2015; 2016), Pennycook (2007), Rajagopalan (2003; 2005; 2009; 2015), Belloni (2001; 2009), Castells (2009), Galeb; Sá (2016), Kenski (2007), Moran (2007), Lemos (2002; 2003), Lévy (1999), Sancho (1998; 2006), Sandholtz; Ringstaff; Dwyer (1997), Valente (2003; 2005), Forquin (1993), Morin (2004; 2012), Tardif (2004). The data collecting was made by means of questionnaires and semistructured interviews and their analysis were performed using the Analyses of Content by Bardin (2011). It was concluded that the process of using, integrating and appropriating of the technologies and digital media by teachers of the English language in Curitiba's County Educational Network takes place much more because of the teachers' own personal interest and motivation than by their service time or by the normative requirements of digital inclusion derived from existing legislation. It was also verified that the process will not take place until the whole school is technologically equipped. There is a need that the in service education for teachers may effectively contribute to the understanding of the use of technologies and digital media as a collaborative component of the English language teaching process in which the teacher reconfigures his teaching by making explicit his role in the relationship between curriculum, Pedagogical practice and learning processes. Keywords: Teacher Training; Professional Development; Technologies and digital media; Additional language; English Language.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52218
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV