Você brincou lá fora hoje? : os ambientes externos de uma instituição de educação infantil : o olhar das professoras
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Data
2022Autor
Schnorr Urbaniak, Camila Cândida, 1978-
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Resumo: A pesquisa se propôs a construir um processo de interlocução com professoras que atuam em uma unidade educacional de Educação Infantil no Município de Araucária-PR, tendo como objeto de investigação a utilização dos ambientes externos dessa instituição e como objetivo geral, analisar aspectos gerais indicados pelas professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil, sobre o uso dos ambientes externos. O estudo parte da premissa de que, embora tenhamos avanços teóricos no que diz respeito aos espaços escolares, os quais foram constatados nos documentos oficiais e na produção científica, na prática, no cotidiano das instituições, pouco se altera. O estudo assumiu propriedades descritivas e, por conseguinte, características de um estudo qualitativo, que se pauta na proposta metodológica de núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006). Realizou-se investigação estruturada por meio de questionário via Google forms com doze professoras em uma unidade de Educação infantil localizada no Município de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, Paraná. Nessa perspectiva, a fundamentação teórica amplia a busca do conceito e da concepção de ambiente se aproximando de estudiosos como: Forneiro (1998); Gomes (2002), Horn (2004), Faria (2007); Fernandes (2006), Elali (2003), Fernandes e Elali (2008), Tiriba (2005, 2006; 2010). Dos resultados emergiram três núcleos de significação: Existência e características gerais dos ambientes externos; Relações e interações nos ambientes externos: espaços de aprendizagem: Limites e desafios para exploração dos ambientes externos, os quais, em interação, respondem aos aspectos presentes nos ambientes externos de uma unidade de educação Infantil. A análise e discussão evidenciam que na perspectiva das participantes, os ambientes externos oferecem qualidade para a exploração e desenvolvimento das propostas realizadas na Educação Infantil, destacando a importância de recursos destinados à sua constante estruturação, bem como formação continuada que destaque sua relevância para o desenvolvimento pleno da criança. Ainda foi possível constatar que muitas vezes esses espaços são concebidos sem que aconteça um diálogo entre os setores envolvidos, o que é chamado de intersetorialidade, distanciando esses projetos dos sonhos e desejos de quem os ocupará, ficando afastados das necessidades e expectativas dos usuários (crianças, professores, funcionários, comunidade e administradores). Sem considerar a gigantesca potencialidade presente nos ambientes externos em sua prática cotidiana, a instituição de EI acaba desperdiçando uma série de experiências significativas para a constituição humana de nossas crianças, pois este é um espaço de partilha, de cooperação e de interação. Entende-se como proposta de melhorias para o uso destes ambientes rever a formação dos professores e a compreensão sobre a educação Infantil. Um espaço só se torna ambiente com as interações que ali ocorrem (Fomeiro, 1998) e essa interação só terá potência se enraizada com uma formação sólida, em que o ambiente estimule a curiosidade e a criatividade. Abstract: The research proposed to build a process of dialogue with professionals who work in an educational unit of Early Childhood Education in the Municipality of Araucária-PR, having as object of investigation the use of externai areas of this institution and its general objective to analyze general aspects indicated by professionals in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI), on the use of externai areas. The study starts from the premisa that, although we have theoretical advances with regard to school spaces, which were found in official documents and scientific production, in practice, the daily life of institutions, little changes. The study assumed descriptive properties and, therefore, characteristics of a qualitativa study, based on the method of Aguiar and Ozella (2006), based on Vygotsky. A structured investigation was carried out through questionnaires via Google forms with twelve teachers in an Early Childhood Education unit - CMEI located in the Municipality of Araucária, in the metropolitan region of Curitiba, PR. From this perspectiva, the theoretical foundation expands the search for the concept and conception of space, approaching scholars such as: Santos (1997;2008), Forneiro (1998); Gomes (2002), Horn (2004), Faria (2007); Carvalho and Rubiano (2007), Fernandes (2006), Elali (2003), Fernandes and Elali (2008), Tiriba (2005, 2006; 2010). From the data analysis, three meaning cores emerged: Existence and general characteristics of externai areas; Relationships and interactions in externai areas: learning environments; Limits and challenges for exploring the externai areas which, in interaction, respond to the aspects present in the externai areas of an early childhood education unit. The analysis and discussion show that the externai areas offer quality for the exploration and development of all proposals in Early Childhood Education, highlighting the importance of resources destined to its constant structuring, as well as continuing education that highlights its relevance for the full development of the child. The study also showed that these spaces are often thought without listening to the sectors involved, which is known as intersectoriality, making these projects further from the dreams, wishes, needs and expectations of those who will use them (children, teachers, employees, community and administrators. Not to mention the huge potential of the externai areas in their daily practice, the institution ends up wasting several significant experiences to the human constitution of our children, since those are spaces of sharing, cooperation and interaction. As a proposal for improving the use of those areas we indicate reviewing lhe teachers' education and the understanding of children's education. A space does not tum into an environment without the interactions that happen there (FORNEIRO, 1998) and that interaction will only have power if established with a solid education, in which the environment stimulates curiosity and creativity.
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