• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Escrita e reescrita de narrativas ficcionais : uma pesquisa-ação orientada pelas propostas criativas de Gianni Rodari

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - DANIELLE MARI STAPASSOLI.pdf (5.239Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Stapassoli, Danielle Mari
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Encaminhar e avaliar a produção escrita das crianças sempre se apresentou como um tema desafiador em sala de aula. Mais ainda no que diz respeito às propostas de correção e de reescrita dos textos por elas construídos. Nesse sentido, Gianni Rodari, em seu livro Gramática da Fantasia (1982), ao apresentar diversas propostas lúdicas, que evidenciam o erro não como algo equivocado e a ser consertado, mas como possibilidades criativas de escrita, se mostra como uma alternativa consistente para aplicação e incentivo às produções textuais em sala de aula, bem como para suas reescritas. Nesta pesquisa-ação o objetivo é analisar os resultados da aplicação de algumas das propostas rodarianas no processo de escrita e reescrita das narrativas ficcionais dos estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular do município de Curitiba, tendo por base a sequência expandida de Cosson (2020). Utilizando-se das reflexões de Lerner (2002), Poslaniec (2006), Chambers (2007), Dalla-Bona (2012, 2013, 2014), Passarelli (2012), Soares (2014), Vigotski (2014), Tauveron (2014), Spinillo (2019), Ruiz (2020), a pesquisa destaca a eficácia da utilização de propostas criativas nas produções textuais, destacando-as como possibilidades na formação de leitores e escritores do literário já nos anos iniciais no Ensino Fundamental.
     
    Abstract: Forwarding and evaluating children's written production has always been a challenging topic in the classroom. Even more so with regard to proposals for correction and rewriting of texts constructed by them. In this sense, Gianni Rodari, in his book Gramática da Fantasia (1982), when presenting several playful proposals, which show the error not as something wrong and to be fixed, but as creative possibilities of writing, shows itself as a consistent alternative for application and encouragement of textual productions in the classroom, as well as for their rewriting. In this action research, the objective is to analyze the results of the application of some of the Rodarian proposals in the process of writing and rewriting the fictional narratives of students in a class of the 5th year of Elementary School, in a private school in the city of Curitiba, based on the expanded sequence of Cosson (2020). Using reflections from Lerner (2002), Poslaniec (2006), Chambers (2007), Dalla- Bona (2012, 2013, 2014), Passarelli (2012), Soares (2014), Vigotski (2014), Tauveron (2014), Spinillo (2019), Ruiz (2020), the research highlights the effectiveness of using creative proposals in textual productions, highlighting them as possibilities in the formation of literary readers and writers in the early years of Elementary School.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/79082
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV