40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 204
-
Narrativas de uma professora negra sobre a educação antirracista e as pedagogias do teatro na educação básica
(2022)Resumo: Nesta dissertação, eu mulher negra, professora e pesquisadora, apresentei uma narrativa autobiográfica com o objetivo de analisar quais percepções e reflexões sobre o racismo e a educação antirracista foram ... -
Narrativas de docentes da EJA na construção do ciclo de aquisição do conhecimento por meio do dispositivo digital Luz do Saber
(2021)Resumo: O presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa – Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem ... -
Os multiletramentos por meio dos gêneros textuais digitais : práticas das linguagens nos anos iniciais do ensino fundamental
(2022)Resumo: A dissertação integra a Linha de Pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo desta pesquisa foi identificar e ... -
A formação permanente docente na perspectiva de Paulo Freire
(2022)Resumo: Esta dissertação pesquisou a formação permanente docente na perspectiva de Paulo Freire, seu principal aporte teórico, no período compreendido entre 2019 e 2022. Objetivou identificar como a práxis pode contribuir ... -
As etapas do steam nas práticas didáticas com modelagem matemática na educação básica
(2022)Resumo: Esta dissertação evidencia as etapas do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) em atividades Modelagem Matemática no Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é indicar as proximidades entre ... -
Biopolítica e a governamentalidade : os registros dos relatórios das práticas escolares em tempos de pandemia, como dispositivo do trabalho pedagógico
(2022)Resumo: Esta dissertação teve como objetivo problematizar as práticas pedagógicas no cotidiano da organização do trabalho do pedagogo, a partir dos registros dos relatórios que validam as Atividades Pedagógicas não Presenciais ... -
(Re)significando espaços públicos : possibilidades pedagógicas de educação ambiental para os anos iniciais do ensino fundamental no município de Campo Largo/PR
(2022)Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a Educação Ambiental no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental promovendo uma discussão da utilização de espaços públicos enquanto locais para o desenvolvimento de ... -
A gamificação como metodologia contributiva do processo ensino-aprendizagem : uma gincana com escolares de sexto e sétimo anos de uma escola municipal de Canoinhas
(2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo central verificar as contribuições da gincana gamificada para o processo de ensino-aprendizagem nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Especificamente procurou: (a) Investigar ... -
Uma proposta de formação continuada para professores da educação especial com ênfase na comunicação aumentativa e alternativa
(2022)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação envolveu temáticas sobre Formação de Professores, Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Comunicação Alternativa com base na seguinte problematização: Que ... -
Entre a pedagogia dos multiletramentos e as competências digitais : narrativas plurais de educadoras de língua portuguesa da Rede Estadual do Paraná
(2022)Resumo: Esta pesquisa obteve seu foco em analisar a percepção das competências digitais nas práticas pedagógicas de educadoras de Língua Portuguesa da rede pública do Estado do Paraná (SEED-PR) por meio de suas narrativas ... -
A escola como lócus de formação continuada : percepções dos professores pedagogos da Rede Estadual de Campo Largo - PR
(2021)Resumo: A necessidade da escola de se organizar diante de um novo modelo de sociedade para atender às demandas educativas e considerando a incompletude do ser humano, as fragilidades da formação inicial e a complexidade ... -
A educação e as configurações na periferia urbana
(2019)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central compreender as configurações das infâncias, de crianças que vivem em um bairro popular, que frequentam uma escola pública da cidade de Curitiba. Esse procedimento pode ... -
Atribuições e desafios dos pedagogos que atuam em colégios agrícolas da educação profissional técnica de nível médio
(2021)Resumo: Esta pesquisa traz como objeto de estudo as atribuições e os desafios dos Pedagogos que atuam em Colégios Agrícolas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Dessa forma, por entender que esse profissional ... -
O trabalho docente e as relações étnico-raciais na educação física em escolas estaduais de Curitiba
(2020)Resumo: Esta pesquisa teve delineamento exploratório qualitativo com o objetivo deanalisar a forma como a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais écontemplada na disciplina de Educação Física em escolas estaduais ... -
Referencial curricular de São José dos Pinhais : campos de experiências novas disposições ou a mesma governamentalidade na educação das crianças
(2021)Resumo: Esta dissertação teve como objetivo problematizar o Referencial Curricular de São José dos Pinhais, mais precisamente, analisar como material empírico o dispositivo pedagógico CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS (arranjo ... -
Processos de resistência e criação de estudantes secundaristas na escola e outras tramas
(2021)Resumo: A presente pesquisa apresenta uma investigação em educação, na qual uma professora acompanha trajetos de processos de criação e resistência de estudantes secundaristas na escola e outros territórios. Através de ... -
Educação matemática inclusiva : o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual
(2019)Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objetivo de estudo analisar a utilização de um material manipulável tátil na perspectiva do Desenho ... -
Nhemboaty, nhembo’e, mba’eapo : ressignificando o projeto pedagógico de uma escola indígena a partir da cultura Mbya Guarani
(2021)Resumo: A presente pesquisa insere-se nas discussões sobre as lutas indígenas e o papel da Educação Escolar Indígena nesse contexto. Construída a partir de um esforço teórico e prático para compreensão do processo de invasão ... -
Educação ambiental : o papel dos pedagogos na formação continuada em serviço dos professores e educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil de São José dos Pinhais
(2021)Resumo: Esta pesquisa trata do papel dos pedagogos em relação à formação continuada dos professores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Tem por objetivo analisar os aspectos que dificultam e/ou ... -
Profissionalização docente na educação de jovens e adultos : desafios da formação e identidade profissional
(2021)Resumo: Tratar de formação de professores é uma preocupação constante de pesquisadores que atuam no campo da educação. Porém trata-la com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é ter a certeza de encontrar resultados ...