40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 141-160 of 217
-
Relações de uma professora com seus estudantes com deficiência intelectual : permitindo o novo brotar na prática docente em matemática
(2021)Resumo: Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, investigou ocorrências que permeiam a prática docente em matemática de uma professora com uma turma de seis estudantes com Deficiência Intelectual (DI), nos níveis ... -
Literatura infantil afro-brasileira : sentidos produzidos pelas crianças leitoras no ensino fundamental
(2021)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de análise os relatos produzidos por estudantes de 4º e 5º anos entre 8 e 10 anos do ensino fundamental de uma escola municipal em Curitiba/PR, após uma intervenção pedagógica ... -
Educação em direitos humanos : pensar uma educação menor no contexto de uma escola municipal de Curitiba
(2021)Resumo: Os Direitos Humanos são garantias das vidas mínimas, das situações de vidas ignoradas, das condições de vidas que faltam. Como uma construção histórica, os Direitos Humanos podem ser interpretados por diferentes ... -
Crianças construindo jogos de tabuleiro na educação infantil : interconexões entre a expressão gráfica e as ideias matemáticas
(2021)Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), desenvolvida dentro da perspectiva da Pesquisa com Crianças (DORNELLES; FERNANDES, 2015; FERNANDES, 2016; TEBALDI et al, 2018) na ... -
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos
(2021)Resumo: Esta dissertação intitulada avaliação na Educação Infantil de Curitiba: Uma análise sobre os pareceres descritivos teve como objetivo geral investigar e analisar os limites e as possibilidades dos pareceres descritivos ... -
Educação performativa no cotidiano escolar de tempo ampliado : em cena estudantes do 4º ano - fundamental I de Curitiba
(2021)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades tem como objetivo geral compreender, a partir do que dizem os ... -
Educação híbrida na formação de professores : contribuições e implicações das pesquisas acadêmicas brasileiras a partir de dois estudos de revisão
(2021)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investigou a Educação Híbrida nos processos formativos de professores no contexto da formação docente no Brasil a partir da seguinte indagação: Quais as contribuições e ... -
Práticas da diferença para uma escola do campo mista Quilombola
(2021)Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo uma escola que fica no Município de Eldorado, SP, localizada no Vale do Ribeira. Essa unidade de ensino apresenta uma peculiaridade, pois além de ser uma escola do ... -
Narrativas fabulárias no ensino da história na educação de jovens e adultos
(2021)Resumo: Esta dissertação buscou compreender qual a contribuição do que chamou de "narrativas fabulárias" para o ensino da disciplina de História, sem o objetivo de explicar as manifestações do sistema estabelecido por meio ... -
Viver o ler : um inventário das práticas de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental na educação bilíngue para surdos
(2020)Resumo: Este trabalho aborda o tema letramento na educação bilíngue para surdos nos anos iniciais do ensino fundamental. É necessário compreender que a aprendizagem da leitura e escrita em Português brasileiro, para o aluno ... -
A transversalização curricular da educação ambiental na disciplina de ensino religioso : uma análise a partir do olhar dos professores que atuama na rede municipal de ensino de Curitiba-PR
(2020)Resumo: Em face das emergências sociais e ambientais, a escola é desafiada a contribuir para a construção de uma nova filosofia de vida e outros modos de viver. Nesse contexto, a Educação Ambiental é convocada para auxiliar ... -
As mediações docentes na construção da escrita alfabética
(2020)Resumo: Nesta dissertação apresenta-se a pesquisa de como os docentes podem organizar mediações para a construção da escrita alfabética. O objetivo geral é analisar o processo de construção do sistema da escrita alfabética ... -
Juvenilização dos educandos da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental II e médio
(2020)Resumo: A principal motivação para este estudo foi fruto da observação de uma professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) num Colégio Estadual de Curitiba de Ensino Fundamental fase II e Ensino Médio de que há uma ... -
Currículo do ensino médio e da educação profissional do PROEJA do IFPR
(2020)Resumo: Esta investigação se insere na linha de pesquisa Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal ... -
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
(2020)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e ... -
Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens
(2020)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar como o processo de ressignificação de imagens poderia contribuir para a ampliação de atitude reconstrutiva de estudantes da educação básica a partir de experimentação ... -
Desenvolvimento profissional dos professores de educação física : histórias de vida
(2020)Resumo: Esta pesquisa investigou o desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física a partir da seguinte indagação: Como se constitui o desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física a partir ... -
Desenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantil
(2020)Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de compreender como a Expressão Gráfica, por meio do desenho e do modelo físico, contribui para a apropriação do conhecimento na educação infantil. Para isso, desenvolveu-se uma ... -
Cultura visual, moda e ensino de arte : desenvolvimento da compreensão crítica de estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de Campo Largo
(2020)Resumo: A presente dissertação apresenta como temática a linguagem da moda no ensino de arte, por meio de uma abordagem crítica, perante toda e qualquer forma de visualidade que está no entorno dos estudantes e o que elas ... -
Metodologias pedagógicas inovadoras, crenças e concepções no trabalho docente dialógico : elementos revelados na prática-teoria-prática da educação básica
(2020)Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objetivo analisar como se constituem ...