40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 141-160 of 204
-
Currículo do ensino médio e da educação profissional do PROEJA do IFPR
(2020)Resumo: Esta investigação se insere na linha de pesquisa Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal ... -
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
(2020)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e ... -
Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens
(2020)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar como o processo de ressignificação de imagens poderia contribuir para a ampliação de atitude reconstrutiva de estudantes da educação básica a partir de experimentação ... -
Desenvolvimento profissional dos professores de educação física : histórias de vida
(2020)Resumo: Esta pesquisa investigou o desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física a partir da seguinte indagação: Como se constitui o desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física a partir ... -
Desenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantil
(2020)Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de compreender como a Expressão Gráfica, por meio do desenho e do modelo físico, contribui para a apropriação do conhecimento na educação infantil. Para isso, desenvolveu-se uma ... -
Cultura visual, moda e ensino de arte : desenvolvimento da compreensão crítica de estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de Campo Largo
(2020)Resumo: A presente dissertação apresenta como temática a linguagem da moda no ensino de arte, por meio de uma abordagem crítica, perante toda e qualquer forma de visualidade que está no entorno dos estudantes e o que elas ... -
Metodologias pedagógicas inovadoras, crenças e concepções no trabalho docente dialógico : elementos revelados na prática-teoria-prática da educação básica
(2020)Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objetivo analisar como se constituem ... -
Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
(2017)Resumo: Os espaços/ambientes escolares são espaços de formação humana, seu objetivo é formar sujeitos capazes de agir e compreender o mundo a sua volta de forma crítica. Os espaços/ambientes da Educação Infantil educam e ... -
Educação performativa na formação continuada de professores da educação infantil e anos iniciais
(2020)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender os efeitos de sentidos no ... -
Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física : as possibilidades pedagógicas no 5º ano do ensino fundamental
(2016)Resumo: A presente pesquisa analisa possibilidades de vivências e experiências das Práticas Corporais de Aventura na Dimensão da Educação Ambiental nas aulas de Educação Física. O estudo privilegiou o diálogo entre as ... -
O espaço escolar como ambiente alfabetizador
(2017)Resumo: Essa dissertação apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo exploratória. Investigamos como o espaço escolar e sua organização pode se tornar um ambiente alfabetizador. O problema estudado foi: ... -
As relações com o aprender : sentidos atribuídos pelos alunos à escola e ao ensino de ciências por investigação
(2017)Resumo: Este estudo, de cunho qualitativo, teve como objetivo compreender quais relações os alunos estabelecem com o aprender na escola, nas aulas de Ciências e numa proposta do Ensino de Ciências por Investigação (ECI). ... -
O ensino de ciências na educação especial : possibilidades de relações com o saber
(2017)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as relações com o saber estabelecidas por estudantes com deficiência intelectual moderada a partir de uma sequência didática sobre o tema Água que contemplou diferentes ... -
Práticas de educação ambiental nos centros de educação integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : desafios e possibilidades
(2016)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida nos Centros de Educação Integral (de 1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). Para tanto, ... -
O protagonismo das crianças : diálogo entre conceitos e práticas que organizam a educação infantil
(2019)Resumo: A presente dissertação tem por objetivo abrir para discussão o protagonismo infantil relacionado a elementos importantes na configuração da Educação Infantil do Município de Curitiba, como a rotina, planejamento, ... -
Intelectuais negras e o movimento do conceito como intervenção no mundo
(2019)Resumo: Essa dissertação, situada nos estudos da diferença deleuzianos e guattarianos, se propõe a fazer uma análise cartográfica da criação conceitual das intelectuais negras Lélia González e Sueli Carneiro. A escrita ... -
Representação e identidade negra docente na rede estadual do Paraná : indicadores e relação com a política afirmativa da Lei 14.274/03
(2019)Resumo: A presente dissertação propôs uma análise acerca do processo de construção, consolidação e aplicação da primeira política pública específica para o acesso de pessoas autodeclaradas negras na disputa de vagas no ... -
A representação gráfica como recurso didático na educação matemática para a resolução de problemas aritméticos
(2019)Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Tem como ... -
Processo de aquisição do sistema da escrita alfabética de alunos em defasagem idade/série
(2019)Resumo: Esse estudo teve como tema norteador a análise do processo de aquisição do sistema de escrita alfabética de educandos do 4º ano que apresentavam defasagem idade/série. Uma turma de 20 alunos que, por variados ... -
Modelagem matemática com crianças de 5 e 6 anos no município de Pinhais - PR
(2019)Resumo: Este trabalho aborda a Modelagem Matemática desenvolvida em uma turma de Educação Infantil na perspectiva da Educação Matemática conforme Burak (1992). Teve como objetivo analisar as contribuições da Modelagem ...