• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Cultura visual, moda e ensino de arte : desenvolvimento da compreensão crítica de estudantes do 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de Campo Largo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - NEIDE FIOR.pdf (7.287Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Fior, Neide, 1981-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente dissertação apresenta como temática a linguagem da moda no ensino de arte, por meio de uma abordagem crítica, perante toda e qualquer forma de visualidade que está no entorno dos estudantes e o que elas produzem por meio das suas subjetividades além dos seus reflexos na escola. Para isso, a pesquisa permeia reflexões sobre a alfabetização da cultura visual com aportes teóricos principais de Fernando Hernández (1998; 2000; 2005; 2007; 2009), Irene Tourinho (2009; 2011) e Raimundo Martins (2009; 2011), além de outros como Roland Barthes (1979), Cacilda Teixeira da Costa (2009), Gilles Lipovetsky (2009; 2015) e Lars Svendsen (2010) sobre o conceito da moda enquanto linguagem e os possíveis encontros da linguagem da moda e da arte, além de mostrar indicadores importantes para a sua inserção no espaço escolar de forma problematizadora e investigativa. A relevância desse estudo se destaca pela onipresença das imagens no cotidiano das pessoas e pela influência que exercem no comportamento, atitudes e nos modos de pensar dos sujeitos. A pesquisa caracteriza-se por um enfoque qualitativo por possibilitar interpretações de significados nas falas, nos textos e nas produções artísticas dos estudantes, baseada na abordagem teórica da cultura visual que considera as subjetividades, além de problematizar as relações humanas, as normas sociais e o relativismo da interpretação. A coleta de dados se constituiu a partir do desenvolvimento de uma intervenção pedagógica, com a participação de estudantes do 9º ano de uma escola pública do estado do Paraná. Com base na análise dos dados coletados, pode-se afirmar que grande parte dos adolescentes buscam nas roupas e acessórios uma forma de exprimir sua identidade e que impactam diretamente suas vidas e seus cotidianos. Desta maneira, compreende-se que a linguagem da moda, a partir da perspectiva da cultura visual, se constitui como uma possibilidade para os estudantes ampliarem os questionamentos a respeito das imagens na atualidade. Palavras-chave: Moda - Linguagem. Cultura visual. Educação básica. Arte - Estudo e ensino.
     
    Abstract: This dissertation presents the language of fashion in art teaching as a theme, through of a critical approach, towards any and all forms of visuality that are around the students and what they produce through their subjectivities beyond their reflections in the school. For this, the research permeates reflections on the literacy of visual culture with main theoretical contributions of Fernando Hernández (1998; 2000; 2005; 2007; 2009), Irene Tourinho (2009; 2011) and Raimundo Martins (2009; 2011), in addition to others like Roland Barthes (1979), Cacilda Teixeira da Costa (2009), Gilles Lipovetsky (2009; 2015) and Lars Svendsen (2010) on the concept of fashion as a language and the possible encounters of the language of fashion and art, in addition to show important indicators for their insertion in the school environment in a problematic and investigative way. The relevance of this study is highlighted by the ubiquity of images in people's daily lives and the influence they have on the subjects' behavior, attitudes and ways of thinking. The research is characterized by a qualitative approach for enabling interpretations of meanings in the speeches, texts and artistic productions of students, based on the theoretical approach of visual culture that considers subjectivities, in addition to problematizing human relations, social rules and the interpretation relativism. The data collection was constituted from the development of a pedagogical intervention, with the participation of students of the 9th year of a public school in the state of Paraná. Based on the analysis of the data collected, it can be said that most teenagers look for clothes and accessories as a way to express their identity and that they directly impact their daily lives. In this way, it is understood that the language of fashion, from the perspective of visual culture, is a possibility for students to enlarge their questions about current images. Keywords: Fashion - Language. Visual culture. Basic education. Art - Study and teaching.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70220
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV