Crianças construindo jogos de tabuleiro na educação infantil : interconexões entre a expressão gráfica e as ideias matemáticas
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Data
2021Autor
Silva, Aline Roberta Weber Moreira da, 1981-
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Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), desenvolvida dentro da perspectiva da Pesquisa com Crianças (DORNELLES; FERNANDES, 2015; FERNANDES, 2016; TEBALDI et al, 2018) na faixa etária de quatro e cinco anos, de uma escola municipal de Curitiba que oferta a Educação Infantil. A pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da construção de jogos de tabuleiro pelas crianças no desenvolvimento das ideias matemáticas na Educação Infantil. O desenvolvimento do aporte teórico busca compreender a Educação Infantil e seus pressupostos legais, teóricos e metodológicos (BRASIL, 2009a, 2009b, 2010, 2018; FREIRE, 1996, 2017; GARCIA, 2017; RICHTER; BARBOSA, 2010), seguido do entendimento das ideias sobre os processos de aprendizagem na Educação Infantil (BARBOSA et al., 2013, 2016; ELKONIN, 2009; FOCHI, 2015; FRIEDMANN, 2012, 2014; MALAGUZZI, 2016; RINALDI, 2018; VIGOSTKI, 2008), os jogos no contexto do conhecimento matemático e dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento (FORTUNA, 2003, 2010; FRIEDMANN, 2014; KAMII, 2011, 2012; KAMII; JOSEPH, 2005; KISHIMOTO, 2010, 2011, 2014; KLISYS, 2014; REAME et al., 2012; LORENZATO, 2018; SMOLE, 2000, 2014) e a construção dos jogos de tabuleiro pelas crianças (CURITIBA, 2016b; KLISYS, 2010, 2014; MONTEIRO, 2001, 2014). Discutimos também a Expressão Gráfica e a adoção de seus recursos para o trabalho nessa faixa etária (CURITIBA, 2016a, 2020; DERDIK, 2004; GÓES, 2013; GÓES; GÓES, 2018; LUZ; GÓES, 2018; OSTETTO, 2010; SMOLE, 2000), finalizando com a revisão de literatura, na qual buscamos compreender a forma como estão sendo realizadas as pesquisas com temáticas afins. Para a consolidação desta pesquisa, foi desenvolvida uma proposta de trabalho que visou primeiramente a ampliar o repertório das crianças sobre os jogos de tabuleiro e posteriormente propor a construção de um jogo por elas. Durante esse percurso, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o registro das observações da pesquisadora, por meio de anotações e arquivos de áudio, vídeo e/ou imagens fotográficas, além de uma entrevista semiestruturada aplicada no fim da proposta à professora regente da turma. As análises foram realizadas considerando quatro aspectos: (i) o jogo como aporte para a ampliação das ideias matemáticas; (ii) o jogo como fundamento para a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças; (iii) a ludicidade, as interações e a participação das crianças para a qualificação do processo educativo; (iv) as contribuições da Expressão Gráfica. As análises desta pesquisa, com base nos dados produzidos, mostram que as propostas com jogos de tabuleiro, em especial, sua construção pelas crianças, proporcionaram a ampliação das ideias matemáticas, contribuindo para o desenvolvimento integral delas e favorecendo a presença dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil. Abstract: This dissertation presents a research of qualitative approach (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), developed on the research with children's perspective (DORNELLES; FERNANDES, 2015; FERNANDES, 2016; TEBALDI et al, 2018), including four and five year-old children of a municipal school of Curitiba. It aims to investigate the contributions of the development of board games by children in the development of mathematical ideas in Early Childhood Education. For this purpose, the theoretical basis helps to understand the Early Childhood Education and its legal, theoretical and methodological assumptions (BRASIL, 2009a, 2009b, 2010, 2018; FREIRE, 1996, 2017; GARCIA, 2017; RICHTER; BARBOSA, 2010), the learning processes in Early Childhood Education (BARBOSA et al., 2013, 2016; ELKONIN, 2009; FOCHI, 2015; FRIEDMANN, 2012, 2014; MALAGUZZI, 2016; RINALDI, 2018; VIGOTSKI, 2008), the games in the context of mathematical background and learning and development rights (FORTUNA, 2003, 2010; FRIEDMANN, 2014; KAMII, 2011, 2012; KAMII; JOSEPH, 2005; KISHIMOTO, 2010, 2011, 2014; KLISYS, 2014; REAME et al., 2012; LORENZATO, 2018; SMOLE, 2000, 2014), and the development of board games by children (CURITIBA, 2016b; KLISYS, 2010, 2014; MONTEIRO, 2001, 2014). Graphic expression and the use of its resources with that age group are also discussed (CURITIBA, 2016a, 2020; DERDIK, 2004; GÓES, 2013; GÓES; GÓES, 2018; LUZ; GÓES, 2018; OSTETTO, 2010; SMOLE, 2000). The bibliographic review looks for to understand how researches into similar themes are being accomplished. Finally, it was developed a work proposal that sought firstly to widen the children's repertoire on the board games and also to propose the development of a game by them. During that course, it was used as data collection instrument the registration of the researcher's observations, through annotations and audio, video and/or images files, besides a semi-structured interview applied to the teacher. The analyses were accomplished considering four aspects: (i) the game as contribution for the widening of the mathematical ideas; (ii) the game as basis for children's learning and integral development; (iii) the playfulness, the interactions and children's participation for the qualification of the educational process; (iv) the contributions of the graphic expression. The analyses of this research show that the proposals with board games, especially their development by children, provided the widening of the mathematical ideas, contributing to their integral development and to the presence of the six learning and development rights in the Early Childhood Education.
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